Primeiras fotos de baleias-jubarte acasalando mostram casal de machos

Registro foi feito por fotógrafos durante viagem ao Havaí; cientistas dizem que evento é único e notável

04/03/2024
Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

Apesar de serem animais tradicionalíssimos dos mares, as baleias-jubarte nunca haviam sido registradas durante um acasalamento. Essa história, contudo, ganhou novos rumos recentemente — e de um jeito inusitado. Dois fotógrafos conseguiram capturar o ato, mas diferentemente do que se imaginava, as baleias tratavam-se, na verdade, de dois machos.

O momento histórico marca um avanço significativo no entendimento do comportamento sexual da espécie. E o fato do ato ter acontecido entre dois machos agora levanta outras questões para os pesquisadores.

Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

O flagra foi feito por fotógrafos na região da Ilha de Maui, no Havaí. Ao perceberem a peculiaridade do que haviam capturado, os profissionais procuraram a especialista Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, para analisar as imagens. E ela confirmou de que se tratavam, sim, de dois machos.


Segundo Stack, “apesar de serem bem estudadas há décadas, o comportamento sexual das baleias-jubarte permaneceu, em grande parte, um mistério até agora. Esta descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte.”

Embora tenhamos reconhecido há muito tempo as estruturas sociais complexas dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável– Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, ao IFLScience

Agora, um estudo publicado na revista Marine Mammal Science procura entender o comportamento sexual da espécie, ao mesmo tempo que questiona as motivações por trás dos atos, que flutuam entre a aprendizagem de comportamentos reprodutivos, estabelecimento de relações de dominância, formação de alianças sociais, ou, ainda, a redução de tensões sociais.

 

Pesquisadores também querem entender qual a frequência de encontros como esse, e se são tão comuns quanto ou mais frequentes do que as relações entre machos e fêmeas. Vale ressaltar que registros históricos, incluindo um relato de quarenta anos atrás, já indicavam interações sexuais entre machos de jubarte — embora a cópula em si não tenha sido observada diretamente até agora.

 

O fato de as baleias registadas não terem se intimidado com a presença humana no momento do ato levanta ainda questões como a consensualidade da interação, especialmente levando em conta que um dos animais apresentava sinais de má saúde e infestação por parasitas, que provavelmente são fruto de um choque anterior com uma embarcação.


Navegando em busca de baleias em Ilhabela

Em 2023, a equipe da Náutica embarcou em uma aventura para avistar baleias-jubarte no litoral norte de São Paulo. Navegando em lanchas da Victory Yachts, o grupo percorreu mais de 60 milhas náuticas. A jornada foi registrada na série NÁUTICA TRIP, do Canal Náutica no Youtube. Confira o resultado no vídeo abaixo.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda

    Adolescente para lancha desgovernada e impede acidente em lago nos EUA

    Imagens gravadas por quem estava no local mostram jovem de 17 anos saltando de um jet em direção ao barco que rodopiava sem condutor

    Público do Brasília Boat Show tem desconto exclusivo em hotéis parceiros; saiba como funciona

    Visitantes do evento náutico, que atraca pela primeira vez no Lago Paranoá, poderão desfrutar de condições especiais no momento da reserva

    Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação

    Quando na vertical, paredes internas viram pisos e móveis são adaptados para a nova posição

    Na dúvida de qual jet comprar? Confira modelos da Sea-Doo para cada necessidade

    Empresa conta com opções que atendem desde iniciantes no universo náutico até apaixonados por velocidade ou pesca