Primeiras fotos de baleias-jubarte acasalando mostram casal de machos

Registro foi feito por fotógrafos durante viagem ao Havaí; cientistas dizem que evento é único e notável

04/03/2024
Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

Apesar de serem animais tradicionalíssimos dos mares, as baleias-jubarte nunca haviam sido registradas durante um acasalamento. Essa história, contudo, ganhou novos rumos recentemente — e de um jeito inusitado. Dois fotógrafos conseguiram capturar o ato, mas diferentemente do que se imaginava, as baleias tratavam-se, na verdade, de dois machos.

O momento histórico marca um avanço significativo no entendimento do comportamento sexual da espécie. E o fato do ato ter acontecido entre dois machos agora levanta outras questões para os pesquisadores.

Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

O flagra foi feito por fotógrafos na região da Ilha de Maui, no Havaí. Ao perceberem a peculiaridade do que haviam capturado, os profissionais procuraram a especialista Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, para analisar as imagens. E ela confirmou de que se tratavam, sim, de dois machos.


Segundo Stack, “apesar de serem bem estudadas há décadas, o comportamento sexual das baleias-jubarte permaneceu, em grande parte, um mistério até agora. Esta descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte.”

Embora tenhamos reconhecido há muito tempo as estruturas sociais complexas dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável– Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, ao IFLScience

Agora, um estudo publicado na revista Marine Mammal Science procura entender o comportamento sexual da espécie, ao mesmo tempo que questiona as motivações por trás dos atos, que flutuam entre a aprendizagem de comportamentos reprodutivos, estabelecimento de relações de dominância, formação de alianças sociais, ou, ainda, a redução de tensões sociais.

 

Pesquisadores também querem entender qual a frequência de encontros como esse, e se são tão comuns quanto ou mais frequentes do que as relações entre machos e fêmeas. Vale ressaltar que registros históricos, incluindo um relato de quarenta anos atrás, já indicavam interações sexuais entre machos de jubarte — embora a cópula em si não tenha sido observada diretamente até agora.

 

O fato de as baleias registadas não terem se intimidado com a presença humana no momento do ato levanta ainda questões como a consensualidade da interação, especialmente levando em conta que um dos animais apresentava sinais de má saúde e infestação por parasitas, que provavelmente são fruto de um choque anterior com uma embarcação.


Navegando em busca de baleias em Ilhabela

Em 2023, a equipe da Náutica embarcou em uma aventura para avistar baleias-jubarte no litoral norte de São Paulo. Navegando em lanchas da Victory Yachts, o grupo percorreu mais de 60 milhas náuticas. A jornada foi registrada na série NÁUTICA TRIP, do Canal Náutica no Youtube. Confira o resultado no vídeo abaixo.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias