Como é o barco-dragão de 100 metros que entrou para o Guinness como o maior do mundo
Construída na China, embarcação tem espaço para 420 remadores e pesa em torno de seis toneladas
Um barco-dragão chinês de 100 metros de comprimento entrou para o Guinness ao quebrar o recorde e se tornar o maior do mundo. Com capacidade para 420 remadores, a embarcação se assemelha a uma enorme centopeia sobre as águas, quando em movimento.
Comprador revende megaiate desenhado por Giorgio Armani antes mesmo de vê-lo sobre as águas
À venda por R$ 18,5 milhões, mansão que já pertenceu a celebridades tem parque aquático indoor
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Embora tenha sido inaugurado na cidade de Yiyang, no centro da China, em 12 de junho de 2023, o reconhecimento no Guinness World Records só aconteceu no último sábado (1º). De acordo com o site da organização de recordes, o barco-dragão possui, no total, 100,987 metros.
Ver essa foto no Instagram
O recorde anterior de maior barco-dragão do mundo pertencia a um de 87,3 metros, construído no Camboja com troncos de árvores de mais de 50 anos — tendo sido necessária a autorização do governo para sua utilização. Ele recebeu o título em 2019 e permaneceu em primeiro até dias atrás.
Como é o atual maior barco-dragão do mundo
A embarcação de remo duplo e 1,88 metros de largura foi construída por moradores de Yiyang e conta com 105 compartimentos. Ela tem peso aproximado de seis toneladas e competirá com outros 30 barcos no Festival do Barco-Dragão deste ano, em 10 de junho.
Toda a estrutura foi feita com troncos de abeto chinês, cada um com diâmetro que varia de 50 a 60 centímetros e comprimentos de cerca de 28 metros. A construção do barco-dragão envolveu oito etapas e durou mais de dois meses.
Além desse recorde, o Guinness acumula outros tipos envolvendo barcos-dragão, como viagem mais longa, maior regata, maior distância percorrida em uma hora, entre outros.
Para os chineses, o dragão é símbolo de sorte e riqueza. Povos antigos acreditavam, inclusive, que reverenciar o animal mítico poderia afastar o mal e evitar doenças.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Segundo pesquisa pelo NOAA, a "borealização" causada pelos humanos aumentou a temperatura das águas do Ártico; entenda
Especialista em higienização e detalhamento de embarcações estará no salão paulista de 19 a 24 de setembro
Evento reuniu em torno de 100 pessoas, entre autoridades e especialistas do setor, e destacou a importância do fomento ao turismo náutico na Bahia
Empresa apresentará ao público do maior evento náutico da América Latina produtos que vão de luminárias a painéis de controle
Menos de um ano após incêndio atingir fábrica do estaleiro, marca volta com novidades ao salão que acontece de 19 a 24 de setembro