Conheça o conceito do Blackbird, barco inspirado em design automotivo
Além do layout esportivo, projeto do designer que já trabalhou na Pininfarina inclui plataforma retrátil
Imagine unir a paixão por navegar em um barco à adrenalina de dirigir um carro. O designer Marek Weidlich quer tornar isso possível com o barco Blackbird, projeto que revela uma embarcação cujo layout interno e externo remete a um automóvel — com direito a beach club e plataforma retrátil.
Novo modelo de embarcação “cápsula” tem janela panorâmica e beach club
“Palácio flutuante”: iate de 138 m tem lounge submarino e piscina com fundo de vidro
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Marek Weidlich é um designer com mais de 10 anos de experiência na área, com passagens por estúdios de design automotivo, como Porsche Design e Pininfarina, além de ter trabalhado para montadoras como Skoda Auto e Biomega. Recentemente, ele decidiu migrar do setor automotivo para a construção naval.
Com isso, nasceu o conceito do barco Blackbird. Segundo o designer, o projeto foi desenvolvido em seu tempo livre, durante cinco meses, “após colocar a filha para dormir”. O nome se deve às cores escuras da futura embarcação, além do formato “pontudo”, que remete a um bico de pássaro.
Descrita como uma proposta “de pensamento livre e inspirada na cultura punk”, o barco Blackbird investe no estilo minimalista, apostando em tons de preto, cinza e branco.
A proa é afilada, enquanto a cabine, aberta, conta com posto de comando, bancos em U, duas espreguiçadeiras e mesa retrátil de jantar — quando não está em uso, ela se esconde no piso.
A popa, por sua vez, conta com uma plataforma retrátil, para facilitar o acesso à água.
No cockpit, o design automotivo é evidente. De acordo com Weidlich, a proposta era “sair do design tradicional de barcos e criar um cockpit mais parecido com um carro sobre as águas”.
Com o tempo, o projeto original do volante se transformou em algo que mescla o design automotivo com a indústria de barcos– explicou
“O objetivo era criar uma cabine que se assemelhasse ao interior de um carro, rompendo barreiras entre o mundo dos barcos e entusiastas de carros”, completou o designer.
Na parte externa, o Blackbird também remete a um carro. Apesar de ser uma embarcação de lazer, o monocasco parece um barco de corrida. Além disso, seu estilo angulado promete um impacto positivo na navegação.
Contudo, ainda não foram divulgadas informações sobre o motor, potência, velocidade ou o preço que a embarcação terá, caso seja de fato produzida. Também não se sabe quais materiais serão usados na construção do barco Blackbird.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência