Bloco de friso do Templo de Zeus é encontrado submerso na Itália

Encontrado na Sícilia, a construção de mármore conta até com um cavalo esculpido em um dos lados

18/02/2024
Foto: Facebook/ BCsicilia/ Reprodução

Não é todo dia que se encontra uma obra do Templo de Zeus no fundo do mar. Mas foi isso que fizeram os arqueólogos subaquáticos da BCsicilia (grupo italiano sem fins lucrativos). Numa profundidade de 9 metros, eles se depararam com um bloco de friso de mármore submerso a 300 m da costa da Sicília, na Itália.

Segundo os especialistas, este friso de fato pertencia ao Templo de Zeus — grande templo dórico — na antiga Akragas. O bloco encontrado mede aproximadamente 2 metros de comprimento e 1,6  m de altura, e é feito de mármore Proconésio, proveniente de pedreiras na ilha turca de Mármara.

Foto: Facebook/ BCsicilia/ Reprodução

Inclusive, de um lado do friso, há esculpido um cavalo empinado, que provavelmente enfeitava a fachada externa da estrutura do templo hoje submerso. Vale ressaltar que estes animais eram vistos como um símbolo de poder e força, logo, seria comum ter muitas representações deles na época.

Foto: Facebook/ BCsicilia/ Reprodução

O bloco de friso — que estava coberto de sedimentos marinhos — já era conhecido há muito tempo, mas tinha a fama de uma “banheira” comum, após uma análise 3D realizada em outubro de 2022. No entanto, com a ajuda do recurso tridimensional, foi descoberto um incrível tímpano — área triangular ou circular entre o topo das colunas e o frontão de um edifício clássico.

A descoberta extraordinária foi imediatamente comunicada à Superintendência do Mar com o propósito de recuperar o achado excepcional, que foi finalmente trazido de volta à costa esta manhã– representante do BCsicilia ao HeritageDaily

Uma obra inacabada

Localizado no Vale dos Templos, o templo de Zeus, que hoje se encontra submerso, era um centro cerimonial associado à antiga Akragas, em Agrigento, que inclui o Templo da Concórdia; Templo de Juno; Templo de Hércules; Templo de Castor e Pólux; Templo de Hefesto e o Templo de Asclépio.

Templo de Zeus, localizado em Atenas, na Grécia.

No entanto, segundos relatos históricos de Diodorus Sirculus, historiador da Grécia Antiga, a construção do templo permaneceu inacabada. De acordo com Sirculus, um dos motivos para a obra ficar incompleta se deu pela conquista cartaginesa de Akragas, em 406 a.C.

 

Além disso, o templo de Zeus foi derrubado por terremotos ao passar dos anos, e no século 18 foi amplamente explorado para fornecer materiais de construção às regiões mais próximas.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais