Labradora surfista defende título para o Brasil em mundial na Califórnia

Competição acontece neste sábado (2) e expectativa é que a cadela brasileira permaneça no topo do pódio

Por: Nicole Leslie -
01/08/2025
Foto: sea2skypetphotography / Reprodução

Talvez você já tenha visto cães surfando — ao menos deveria, porque é irresistivelmente fofo. E, se o assunto já lhe é familiar, falar da labradora surfista Cacau soa natural. A cadela brasileira conquistou o título mundial do Surf Dog em 2024 e, neste sábado (2), retorna à Califórnia para defender seu troféu.

Cacau compete novamente na Praia de Pacifica como atual campeã. Em 2024, a labradora surfista brilhou ao vencer quatro das cinco categorias do World Dog Surfing Championships: trouxe para o Brasil quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Além de garantir presença em todos os pódios, ela também recebeu os prêmios de Melhor Onda e Melhor Performance.

Foto: Família Surf Dog / Arquivo Pessoal

Embora há quem fale em “vocação”, os resultados refletem treinos intensos — e divertidos — realizados com seus tutores, Ivan e Camila Quintães. Moradores de Búzios, no Rio de Janeiro, a família se dedica à preparação da cadela desde 2020.

Foto: Marcelo Leal / Reprodução

Ivan, preparador físico, conduz os treinos com a labradora surfista. Eles envolvem equilíbrio, controle nas ondas e conexão entre cão e tutor — o que é essencial, já que algumas das categorias disputadas no Surf Dog envolvem tutor e cão sobre a mesma prancha.

 

Em outras palavras, mais do que domínio e equilíbrio, é necessária uma conexão forte entre a dupla para um bom resultado na competição.

Foto: sea2skypetphotography / Reprodução

Entre marés altas e baixas, o surfe sempre esteve no DNA de Cacau. Isso porque seu pai, Bono, foi cinco vezes campeão mundial no Surf Dog antes de se aposentar. Nesta sexta-feira (1º), o cão veterano completou 15 anos. O labrador passou o bastão para a filha, que vem honrando o legado.

Foto: Marcelo Leal / Reprodução

A rotina da família ganhou as redes sociais. Com mais de 350 mil seguidores, a Família Surf Dog compartilha treinos, brincadeiras e momentos de afeto em Búzios e pelo mundo. Além do casal, de Cacau e Bono, a família se completa com Moana, filha de Camila e Ivan, Keka (outra labradora) e um gato.


Agora em solo norte-americano, a expectativa é que Cacau mantenha o alto desempenho e continue fazendo história no Surf Dog. Ao que tudo indica, talento e carisma para isso não faltam. Veja fotos de Cacau, a labradora surfista, na água!

Foto: sea2skypetphotography / Reprodução
Foto: Marcelo Leal / Reprodução
Foto: Marcelo Leal / Reprodução

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais

    Náutica Responde: é necessário ter rádio VHF no barco?

    Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas

    Novos olhares sobre a navegação: artista contemporâneo transforma barcos em esculturas

    Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano

    Estados Unidos discutem isenção de imposto sobre juros no financiamento de barcos

    Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo