Labradora surfista defende título para o Brasil em mundial na Califórnia
Competição acontece neste sábado (2) e expectativa é que a cadela brasileira permaneça no topo do pódio


Talvez você já tenha visto cães surfando — ao menos deveria, porque é irresistivelmente fofo. E, se o assunto já lhe é familiar, falar da labradora surfista Cacau soa natural. A cadela brasileira conquistou o título mundial do Surf Dog em 2024 e, neste sábado (2), retorna à Califórnia para defender seu troféu.
Gato marinheiro: aventuras de felino que vive em veleiro viraliza nas redes
Pet premium: cão aproveita vida de luxo em megaiate envolto em vidro
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Cacau compete novamente na Praia de Pacifica como atual campeã. Em 2024, a labradora surfista brilhou ao vencer quatro das cinco categorias do World Dog Surfing Championships: trouxe para o Brasil quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Além de garantir presença em todos os pódios, ela também recebeu os prêmios de Melhor Onda e Melhor Performance.


Embora há quem fale em “vocação”, os resultados refletem treinos intensos — e divertidos — realizados com seus tutores, Ivan e Camila Quintães. Moradores de Búzios, no Rio de Janeiro, a família se dedica à preparação da cadela desde 2020.


Ivan, preparador físico, conduz os treinos com a labradora surfista. Eles envolvem equilíbrio, controle nas ondas e conexão entre cão e tutor — o que é essencial, já que algumas das categorias disputadas no Surf Dog envolvem tutor e cão sobre a mesma prancha.
Em outras palavras, mais do que domínio e equilíbrio, é necessária uma conexão forte entre a dupla para um bom resultado na competição.


Entre marés altas e baixas, o surfe sempre esteve no DNA de Cacau. Isso porque seu pai, Bono, foi cinco vezes campeão mundial no Surf Dog antes de se aposentar. Nesta sexta-feira (1º), o cão veterano completou 15 anos. O labrador passou o bastão para a filha, que vem honrando o legado.


A rotina da família ganhou as redes sociais. Com mais de 350 mil seguidores, a Família Surf Dog compartilha treinos, brincadeiras e momentos de afeto em Búzios e pelo mundo. Além do casal, de Cacau e Bono, a família se completa com Moana, filha de Camila e Ivan, Keka (outra labradora) e um gato.
Agora em solo norte-americano, a expectativa é que Cacau mantenha o alto desempenho e continue fazendo história no Surf Dog. Ao que tudo indica, talento e carisma para isso não faltam. Veja fotos de Cacau, a labradora surfista, na água!






Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!




