“Navio fantasma” desaparecido há 80 anos é encontrado na Califórnia; conheça sua curiosa história

Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática

08/10/2024
Foto: U.S. Navy / Divulgação

O navio USS Stewart, conhecido como “navio fantasma”, foi encontrado na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, após 80 anos desaparecido. Ao longo de sua vida, a embarcação serviu à Marinha dos EUA na Segunda Guerra Mundial, foi abandonada pelos americanos e recuperada pelas forças inimigas do Japão, até encontrar seu — quase — fim no fundo do mar.

A “carreira” do USS Stewart começou mais de 100 anos atrás, em 1919. Sua primeira grande atuação aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde compôs a frota da Marinha dos Estados Unidos defendendo o Pacífico contra o avanço do Japão Imperial.

Foto: National Museum of the U.S. Navy / Divulgação

Em 1942, pouco antes do fim da guerra, o navio sofreu grandes danos em meio a uma batalha e acabou encalhado em uma doca seca, forçando sua tripulação a abandoná-lo. Todo seu potencial, contudo, não seria jogado fora por conta disso.

 

Acontece que sua salvação veio do lado inimigo, uma vez que a Marinha Imperial Japonesa não só o recuperou, como reformou o barco. De USS Stewart, o navio passou a se chamar “Barco de Patrulha Nº 102”, nome que o acompanhou até o fim da guerra — vista pela embarcação dos dois lados da moeda.


Quando o confronto acabou, o navio foi recuperado pela Marinha dos EUA e levado a San Francisco, onde, em uma cerimônia final, foi deliberadamente afundado, em 1946.

 

Todo esse histórico foi o responsável por render ao originalmente USS Stewart o apelido de “navio fantasma”, já que o barco foi abandonado por seus aliados e recuperado por seus inimigos antes de ser naufragado propositalmente.

Encontrado 80 anos depois

Após quase 80 anos desaparecido, o USS Stewart foi localizado nas profundezas do Oceano Pacífico, ao largo da costa da Califórnia, graças a uma expedição conjunta de organizações como a Ocean Infinity, a Air/Sea Heritage Foundation e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

Foto: Ocean Infinity / Divulgação

O navio fantasma foi encontrado a 1.067 metros de profundidade, dentro do Santuário Nacional Marinho Cordell Bank, através do trabalho de varredura de drones subaquáticos autônomos.

Foto: Ocean Infinity / Divulgação

Imagens de sonar revelaram que o USS Stewart está com sua estrutura em pé, aparentemente bem preservado.

Foto: Ocean Infinity / Divulgação

“O USS Stewart representa uma oportunidade única de estudar um exemplo bem preservado do design de contratorpedeiro do início do século 20. Sua história, do serviço da Marinha dos EUA à captura japonesa e vice-versa, o torna um símbolo poderoso da complexidade da Guerra do Pacífico”, explica o Dr. James Delgado, agora vice-presidente sênior da SEARCH, ao IFLscience.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Relógio de vítima do Titanic vai a leilão e pode ser arrematado por R$ 385 mil

    Item pertenceu a dinamarquês que tinha 27 anos quando morreu na tragédia. Venda foi anunciada por casa de leilões no Reino Unido

    Sessa Marine fará estreia da F60 nas Américas durante o Rio Boat Show 2025

    Destaque da marca no salão estará ao lado de outras 4 lanchas que chegam com novidades. Evento começa no sábado (26)

    Cientistas criam novo plástico que se dissolve 100% no mar e não deixa rastros

    Novo material promete sumir sem vestígios, livrando os oceanos de resíduos como os microplásticos

    De veleiro até a Antártica: embarque em nova série do Canal NÁUTICA

    Feita em barco com motor Yanmar, jornada ao continente gelado é exibida em "Endurance 64: o veleiro polar", que estreia dia 24

    NÁUTICA Talks reunirá mais de 40 palestrantes no Rio Boat Show 2025; confira

    Grandes personalidades do setor levarão dicas e histórias do mar para o evento, de 26/04 a 04/05, na Marina da Glória