Vídeo de cadela resgatando tartaruga em SC viraliza e autoridades reforçam alerta

Embora celebrada como "heroína", cadela levantou discussão sobre riscos da interação com animais marinhos

Por: Nicole Leslie -
27/08/2025
Foto: Instagram @bibidapenha / Reprodução

Um resgate inusitado ganhou a internet e também serviu de alerta. Na última sexta-feira (22), uma cadela retirou uma tartaruga visivelmente machucada do mar da Praia da Armação, em Penha (SC), que foi encaminhada para cuidados veterinários. Embora tenha viralizado pelo “ato heróico”, autoridades aproveitaram para reforçar o alerta sobre os cuidados que devemos ter com animais marinhos, ainda que feridos.

A cadela em questão é a Bibi, que tem conteúdos publicados nas redes sociais pelo tutor Rafael Mar. Ele passeava com Bibi e a filha dela, Jade, pela orla de Penha quando os pets avistaram a tartaruga boiando. Segundo Rafael, o animal apresentava visível dificuldade em nadar — o que ele acredita ter despertado o instinto das cadelas em ajudá-la. Assista ao momento:

 

 

Com a tartaruga na areia, o tutor acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A equipe encaminhou a tartaruga à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha, para avaliação clínica.

 

A Univali confirmou que se tratava de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), que apresentava baixo estado nutricional e dificuldade para afundar. Também informaram que o animal marinho não apresentou ferimentos que pudessem ter sido causados pela Bibi, ainda que não intencionalmente.

Foto: Instagram @bibidapenha / Reprodução e Instagram @univali.penha / Reprodução

Em nota, o PMP-BS reforçou que a interação entre cães e animais selvagens pode gerar riscos para ambos. “O contato pode causar ferimentos físicos nas tartarugas, transmitir doenças e colocar o próprio animal doméstico em perigo”, destacou em publicação nesta segunda-feira (25).


A orientação é acionar grupos de resgate ao avistar animais marinhos debilitados, sem tocá-los, alimentá-los ou interferir neles de qualquer forma. Em caso de dúvidas, o Corpo de Bombeiros pode indicar o canal correto pelo telefone 193.

 

A tartaruga seguirá em tratamento até estar apta a retornar ao mar. Já Bibi, que virou “heroína canina” na internet, deverá inspirar mais cuidado nos próximos passeios à beira-mar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Donzela-real: peixe invasor chega ao litoral paulista e ameaça espécies nativas

    Espécie costuma formar grandes cardumes e tem como característica sua agressividade territorial

    Seguro DPEM, documentos digitais e mais: veja as principais mudanças das normas 211 e 212

    Atualizações foram divulgadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil (MB) ao final de janeiro

    SailGP 2026: time brasileiro disputa segunda etapa neste final de semana

    Competição ocorrerá nas águas de Auckland, na Nova Zelândia, nos dias 13 e 14 de fevereiro; brasileira Marina Arndt se juntará ao time

    Conheça destinos náuticos para aproveitar o Carnaval no Brasil

    Feriado famoso por festas e euforia também pode ser aproveitado na calmaria das águas — confira dicas!

    Tradicional regata Buenos Aires-Rio começa neste sábado (14) com apenas um barco brasileiro

    Marcos Soares Pereira comanda o Aries III, um clássico de 1970 que terá “tripulação eclética” para a disputa que acontece desde 1947