Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA, com sede em Porto Alegre, começa nesse domingo (22)

Uma das principais competições da modalidade em 2026 reunirá 186 velejadores de 10 países. Evento seguirá até 7 de março

19/02/2026
Foto: Joaquim Meier/ Instagram @cbvelaoficial/ Reprodução

Nesse domingo (22), a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), será palco de uma das principais competições de vela em 2026: o Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA (antigo Laser), que englobará as classes ILCA 7, ILCA 6 e ILCA 4, com regatas disputadas nas águas do Rio Guaíba. O evento seguirá até 7 de março.

A sede da competição será o Veleiros do Sul (VDS), clube náutico da zona sul de Porto Alegre. Até o momento, segundo a lista de pré-inscritos, a disputa reunirá 186 velejadores de 10 países, incluindo nacionalidades das Américas e da Europa. A regata não aceita mais inscrições.

Bruno Fontes será um dos competidores do Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA. Foto: Instagram @brunofontesoficial/ Reprodução/ Fred Hoffmann

O campeonato destaca-se não apenas pela expressiva marca de inscritos, mas, principalmente, pelo altíssimo nível técnico, com campeões mundiais e múltiplos atletas olímpicos no páreo. Confira alguns nomes confirmados para o campeonato de vela em Porto Alegre:

  • Bruno Fontes (BRA): campeão mundial Master de ILCA 7 (2025) e atleta olímpico em Pequim 2008, Londres 2012 e Paris 2024;
  • Lucía Falasca (ARG): atleta olímpica em Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024;
  • Caterina Romero Aguirre (PER): medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e campeã mundial de Sunfish;
  • María José Poncell (CHI): atleta olímpica em Paris 2024 e medalhista Pan-Americana;
  • Erik Scheidt (BRA): vice-campeão mundial Júnior de ILCA 4 (2025);
  • Felipe Fraquelli (BRA): campeão brasileiro de ILCA 6 em 2025;
  • Ana Carolina Roth (BRA): campeã brasileira feminina de ILCA 6 em 2025.

Ao todo, a competição terá velejadores da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. O certame englobará nove categorias: Sub 18, Sub 19, Sub 21, Sênior, Pré-Master, Master, Grand Master, Great Grand Master e Legend (quando aplicável). Ainda de acordo com a lista de pré-inscrição, a divisão por classes ficou a seguinte:

  • 80 velejadores no ILCA 6;
  • 41 velejadores no ILCA 7;
  • 65 velejadores no ILCA 4.

Os números evidenciam um equilíbrio entre atletas de base e experientes, incluindo desde competidores juvenis até velejadores com mais de 60 anos. Destaca-se também a predominância de velejadores Sub 16 e Sub 18 no ILCA 4 e a participação feminina distribuída nas três classes, com presença marcante na ILCA 4 e ILCA 6.

O Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA servirá de termômetro para os atletas que buscam competições mundiais e olímpicas. Com águas que exigem muitas leituras táticas, o evento promete ser também um “laboratório” para o ciclo dos Jogos Pan-Americanos de 2027 e para a formação das equipes juvenis que disputarão os mundiais de 2026.

Como vai funcionar?

A competição será dividida em dois momentos. Os dias 22 e 23 de fevereiro serão reservados para as disputas de ILCA 6 e, a partir do dia 1º de março até o próximo dia 7, serão realizadas as regatas para a ILCA 7 e 4.

Foto: Joaquim Meier/ Instagram @cbvelaoficial/ Reprodução

Em Porto Alegre, cada classe de vela competirá em flotilha única, com até 10 regatas programadas e limite de três disputas por dia. Para que o campeonato seja validado, será necessário completar pelo menos três regatas.

 

Quando cinco ou mais regatas forem concluídas, a pontuação do barco será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo sua pior pontuação (o chamado “descarte”). Caso ocorra menos de cinco, a pontuação do veleiro na série será o total de suas pontuações em todas os circuitos.

Foto: Joaquim Meier/ Instagram @cbvelaoficial/ Reprodução

As provas seguirão as Regras de Regata à Vela (RRS). Os percursos previstos são do tipo barlavento/sotavento ou trapezoidal, formatos tradicionais da classe ILCA e que exigem alta performance técnica dos atletas. Confira o regulamento completo aqui.

 

O evento é organizado pelo Veleiros do Sul, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Associação Brasileira da Classe ILCA e International Laser Class Association.

Saiba mais detalhes sobre a programação do evento

Classe ILCA 6

  • Cerimônia de Abertura: 22 de fevereiro, às 17h;
  • Regatas: de 24 a 28 de fevereiro;
  • Cerimônia de Premiação: 28 de fevereiro, às 18h.

Classes ILCA 7 e ILCA 4

  • Cerimônia de Abertura: 1º de março, às 17h;
  • Regatas: de 03 a 07 de março;
  • Cerimônia Final e Premiação: 07 de março, às 18h.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Carnaval alemão: há 90 anos foliões personalizam barris para descer riacho em "barcos" divertidos

    Chamado de Da‑Bach‑Na‑Fahrt, evento que acontece desde 1936 reúne 40 "embarcações" para descer o congelante riacho Kirchenbach com muita adrenalina

    Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA, com sede em Porto Alegre, começa nesse domingo (22)

    Uma das principais competições da modalidade em 2026 reunirá 186 velejadores de 10 países. Evento seguirá até 7 de março

    9 em 1: prancha modular para surf pode revolucionar o mercado

    Newave inovou com a criação de peças de fácil montagem que permitem criar diferentes tipos de prancha. Conheça a proposta!

    SailGP: etapa da Nova Zelândia é marcada por grave acidente e 11º lugar do Brasil

    “Fórmula 1 da Vela” teve fim de semana com fortes ventos e incidente que feriu dois atletas; assista ao vídeo

    Teste Ventura V300 Crossover: diversão garantida

    Maior do que parece, a nova V300 Crossover é uma lancha que entrega muito em cada detalhe