Classe Bico de Proa estará na 50ª Semana de Vela de Ilhabela

Uma das categorias de vela oceânica mais tradicionais, classe permite que familiares também participem da competição

12/07/2023
Foto: Matias Capizzano/ YCI/ Divulgação

A Semana de Vela de Ilhabela irá comemorar 50 edições em julho. Um dos destaques desta edição especial será a classe Bico de Proa em Ilhabela. Mais de 30 embarcações já estão inscritas somente nesta categoria, considerada a porta de entrada para veleiros maiores.

A classe Bico de Proa é conhecida por ter regras mais simples e custos mais amenos. Dessa forma, há uma viabilidade maior na entrada de barcos de cruzeiros utilizados em passeios familiares. Por mais que as embarcações sejam mais de lazer, a competição continua com o foco na esportividade e alto desempenhos nas raias.


Mário Gomide, comandante do barco Alphorria, já conta com 30 anos de experiência nas Semanas de Vela de Ilhabela. Ele conta que a classe Bico de Proa em Ilhabela promove uma competição de alto nível.

O clima da Semana de Vela é sempre muito legal. Estamos muito animados em participar da 50ª edição. É um momento especial e nos preparamos para isso – Mario Gomide

Inegavelmente, Mario não é o único apaixonado por vela na família, de tal forma que o Alphorria, um modelo Fast345 levará sua família e amigos a bordo. Até mesmo o sogro de Mario, aos 85 anos, participará da Semana de Vela de Ilhabela, entre os dias 22 e 29 de julho.

Divulgação

Para o organizador técnico do evento, Cuca Sodré, a regata Bico de Proa em Ilhabela terá belos barcos. Além disso, reúne velejadores experientes e em início de carreia, em uma festa sobre as águas do litoral norte paulista.

 

Vale ressaltar que a categoria Bico de Proa voltou a participar da competição realizada em Ilhabela em 2015 e, desde então, é uma das classes mais assíduas da Semana de Ilhabela.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Saco da Capela. Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial