Classe Bico de Proa estará na 50ª Semana de Vela de Ilhabela
Uma das categorias de vela oceânica mais tradicionais, classe permite que familiares também participem da competição
A Semana de Vela de Ilhabela irá comemorar 50 edições em julho. Um dos destaques desta edição especial será a classe Bico de Proa em Ilhabela. Mais de 30 embarcações já estão inscritas somente nesta categoria, considerada a porta de entrada para veleiros maiores.
Robert Scheidt destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela
Rosa em alta: catamarã de 25 metros parece ter saído direto do filme da Barbie
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A classe Bico de Proa é conhecida por ter regras mais simples e custos mais amenos. Dessa forma, há uma viabilidade maior na entrada de barcos de cruzeiros utilizados em passeios familiares. Por mais que as embarcações sejam mais de lazer, a competição continua com o foco na esportividade e alto desempenhos nas raias.
Mário Gomide, comandante do barco Alphorria, já conta com 30 anos de experiência nas Semanas de Vela de Ilhabela. Ele conta que a classe Bico de Proa em Ilhabela promove uma competição de alto nível.
O clima da Semana de Vela é sempre muito legal. Estamos muito animados em participar da 50ª edição. É um momento especial e nos preparamos para isso – Mario Gomide
Inegavelmente, Mario não é o único apaixonado por vela na família, de tal forma que o Alphorria, um modelo Fast345 levará sua família e amigos a bordo. Até mesmo o sogro de Mario, aos 85 anos, participará da Semana de Vela de Ilhabela, entre os dias 22 e 29 de julho.
Para o organizador técnico do evento, Cuca Sodré, a regata Bico de Proa em Ilhabela terá belos barcos. Além disso, reúne velejadores experientes e em início de carreia, em uma festa sobre as águas do litoral norte paulista.
Vale ressaltar que a categoria Bico de Proa voltou a participar da competição realizada em Ilhabela em 2015 e, desde então, é uma das classes mais assíduas da Semana de Ilhabela.
50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.
Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.
A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.
A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.
Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais
Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.
A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Lei aprovada pela Câmara Municipal de Linhares permite que sejam tomadas medidas legais a favor do ecossistema da foz do Rio Doce
Equipes Emirates e Brittania disputarão troféu mais tradicional da vela. Modalidade feminina acaba neste domingo (13)
Rafael Andreguetto liderou painel sobre legislação e meio ambiente no setor náutico
Estandes flutuantes na Baía de Todos-os-Santos apresentarão o melhor do setor em grande estilo, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa do Instituto Potsdam estabeleceu nove tópicos fundamentais para o bem-estar do planeta — seis já foram violados