ClubSwan Racing: Eduardo Souza Ramos fica em 2º lugar na classe Clubswan 36

Em sua primeira temporada pela competição, velejador brasileiro ficou atrás do italiano Lorenzo Mondo

18/09/2023
Fotos: ClubSwan Racing | Studio Borlenghi / Divulgação

Duas regatas do ClubSwan Racing aconteceram nos últimos dias, nas classes ClubSwan 50 e Clubswan 36, ambas de 12 a 16 de setembro. Na 36, que saiu da Marina di Puntaldia, na Itália (sede da ClubSwan Racing), o brasileiro Eduardo Souza Ramos garantiu o 2º lugar, atrás do italiano Lorenzo Mondo.

Essa foi apenas a primeira temporada do atleta olímpico brasileiro no ClubSwan Racing. Com o veleiro Onda, Eduardo chegou ao último dia decisivo no topo da tabela de classificação, depois de registrar duas vitórias em corridas e outros dois pódios no início da regata, tendo Gonzalo Araujo como estrategista.

O velejador foi superado pelo Farstar, do italiano Lorenzo Mondo, com placar de 1-2-3 nas últimas três corridas. O G Spot (MON), de Giangiacomo Serena di Lapigio, conquistou o terceiro lugar, apenas um ponto à frente do Cuordileone (ITA), de Edoardo Ferragamo.

79 anos de muito amor à vela

Aos 79 anos, Eduardo é o maior campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), com 11 conquistas. Presente no último evento na cidade, em julho, o velejador acompanhou de perto a disputa da regata que levou seu nome.

Eduardo Souza Ramos, ex-velejador olímpico. Foto: Flávio Perez | On Board Sports / Divulgação

Considerado um patrono da vela nacional, o velejador olímpico sempre apoiou por meio da Mitsubishi os maiores eventos de vela, sendo que a marca é a principal patrocinadora da SIVI.


Responsável direto pelo desenvolvimento técnico e evolução da modalidade oceano na América do Sul, Eduardo foi porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e acumula bons resultados em várias classes olímpicas e de oceano, como Star, Snipe, Hpe 25 e S40.

 

Seu último projeto foi o Botin 44, batizado de Phoenix, considerado um dos mais modernos veleiros de performance da vela oceânica, atualmente comandado por Fábio Cotrim e Mauro Dottori, além de atletas olímpicos como Jorge Zarif e André Fonseca Bochecha na equipe.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade