Com cinco lançamentos em um ano, Zé da Mestra conta bastidores do estaleiro

Em ritmo de desenvolvimento a todo vapor, José Eduardo Cury comenta sobre o crescimento de produção da empresa

18/10/2023

Realizar o lançamento de cinco embarcações no espaço de um ano não é uma tarefa fácil. Mas foi isso que o estaleiro comandado por José Eduardo Cury, presidente da Mestra Boats, conseguiu efetuar desde o São Paulo Boat Show de 2022. E, no que depender do empresário — mais conhecido como Zé da Mestra –, ainda mais novidades podem chegar em breve.

Convidado para o Estúdio NÁUTICA, José Eduardo Cury comemorou a chegada da nova linha 240 da Mestra e o lançamento da Mestra 352 HT, atualmente, o maior barco do estaleiro e o primeiro com hard-top.

 

Além dos dois lançamentos, o espaço da marca no São Paulo Boat Show deste ano exibiu ainda a Mestra 322 (lançada um ano atrás), a Mestra 292 (apresentada em primeira mão em abril, no Rio Boat Show 2023), a tradicional 212, a Mestra 200, a Mestra 198 e a 160 Fishing.

 

 

O empresário contou que, para o ritmo de produção e lançamento da Mestra se manter alto, como tem acontecido, a equipe de funcionários por trás das produções dos barcos teve que praticamente dobrar. Além disso, a fábrica agora opera em dois períodos a partir de outubro e novembro.

Fruto de muito trabalho intenso e dedicação da equipe, que começou com 12 pessoas e aumentou para 18, para realmente desenvolver um grande produto– Zé da Mestra

Além disso, Zé da Mestra destacou a quantidade de empregos que o mercado náutico gera, seja de maneira direta ou indireta, como nos serviços terceirizados. O presidente do estaleiro citou os para-brisas, estofamentos e inox que vêm de fora e criam empregos em outras fábricas, além da Mestra.

Com a preocupação de estimular também a mão de obra local, o estaleiro localizado em Pederneiras (munícipio com cerca de 44 mil pessoas, segundo o censo do IBGE de 2022) se empenha a contratar jovens da própria cidade a cada vez que um profissional de fora é chamado para integrar a equipe.


Quantos começaram comigo em outra atividade que eu tinha anteriormente e que viraram excelentes homens de caráter e excelentes profissionais, começando menino?

Segundo José Eduardo Cury, a inclusão dos jovens dentro das fábricas da Mestra oferece condições dos moradores locais melhorarem de vida e crescerem como profissionais. Inclusive, o presidente da empresa diz que há casos em que certos trabalhadores novatos são mais bem remunerados do que seus próprios pais.

 

Mesmo com cinco lançamentos em um ano, o estaleiro não planeja segurar o freio. Segundo Zé da Mestra, já estão em produção dois novos modelos de barco, enquanto outros dois estão em fase de planejamento.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Veleiro vira navio dos Targaryen para promover nova temporada de A Casa do Dragão em NY

    Ação promocional transformou o Clipper City, um dos maiores veleiros dos EUA, em uma embarcação digna da Casa Targaryen

    Equipe francesa reformula veleiro de corrida para a disputa da America’s Cup

    Próxima edição da competição mais antiga de vela acontecerá em 2027, na cidade de Nápoles, na Itália

    Novo iate de Neymar e JAQ H1: mesma origem, propostas distintas

    O novo iate de Neymar revela uma tendência que vem transformando o mercado mundial de superiates e que também pode ser vista nos barcos brasileiros JAQ H1 e JAQ H2

    Erik Scheidt é campeão da Classe ILCA 6 (Open) em torneio na Alemanha

    Aos 16 anos, filho de Robert Scheidt termina em primeiro lugar no Kieler Woche Sailing, competição de alto nível que faz parte do Sailing Grand Slam

    Novo iate de Neymar foi construído no Brasil e está entre os maiores barcos de lazer do país

    Segundo apuração da NÁUTICA, embarcação batizada de Enejota é avaliada em cerca de R$ 120 milhões e deve ser entregue ao jogador em Angra dos Reis