Com cinco lançamentos em um ano, Zé da Mestra conta bastidores do estaleiro
Em ritmo de desenvolvimento a todo vapor, José Eduardo Cury comenta sobre o crescimento de produção da empresa
Realizar o lançamento de cinco embarcações no espaço de um ano não é uma tarefa fácil. Mas foi isso que o estaleiro comandado por José Eduardo Cury, presidente da Mestra Boats, conseguiu efetuar desde o São Paulo Boat Show de 2022. E, no que depender do empresário — mais conhecido como Zé da Mestra –, ainda mais novidades podem chegar em breve.
Mestra 322: a lancha une espaço e navegação diferenciada; assista ao teste
10 motivos para a Mestra 240 ser sua primeira lancha
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Convidado para o Estúdio NÁUTICA, José Eduardo Cury comemorou a chegada da nova linha 240 da Mestra e o lançamento da Mestra 352 HT, atualmente, o maior barco do estaleiro e o primeiro com hard-top.
Além dos dois lançamentos, o espaço da marca no São Paulo Boat Show deste ano exibiu ainda a Mestra 322 (lançada um ano atrás), a Mestra 292 (apresentada em primeira mão em abril, no Rio Boat Show 2023), a tradicional 212, a Mestra 200, a Mestra 198 e a 160 Fishing.
O empresário contou que, para o ritmo de produção e lançamento da Mestra se manter alto, como tem acontecido, a equipe de funcionários por trás das produções dos barcos teve que praticamente dobrar. Além disso, a fábrica agora opera em dois períodos a partir de outubro e novembro.
Fruto de muito trabalho intenso e dedicação da equipe, que começou com 12 pessoas e aumentou para 18, para realmente desenvolver um grande produto– Zé da Mestra
Além disso, Zé da Mestra destacou a quantidade de empregos que o mercado náutico gera, seja de maneira direta ou indireta, como nos serviços terceirizados. O presidente do estaleiro citou os para-brisas, estofamentos e inox que vêm de fora e criam empregos em outras fábricas, além da Mestra.
Com a preocupação de estimular também a mão de obra local, o estaleiro localizado em Pederneiras (munícipio com cerca de 44 mil pessoas, segundo o censo do IBGE de 2022) se empenha a contratar jovens da própria cidade a cada vez que um profissional de fora é chamado para integrar a equipe.
Quantos começaram comigo em outra atividade que eu tinha anteriormente e que viraram excelentes homens de caráter e excelentes profissionais, começando menino?
Segundo José Eduardo Cury, a inclusão dos jovens dentro das fábricas da Mestra oferece condições dos moradores locais melhorarem de vida e crescerem como profissionais. Inclusive, o presidente da empresa diz que há casos em que certos trabalhadores novatos são mais bem remunerados do que seus próprios pais.
Mesmo com cinco lançamentos em um ano, o estaleiro não planeja segurar o freio. Segundo Zé da Mestra, já estão em produção dois novos modelos de barco, enquanto outros dois estão em fase de planejamento.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atividade aconteceu na área da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí; amostras estão sendo analisadas para verificar possível vazamento radioativo
Com visual moderno, cabine sofisticada e acabamento superior, a lancha dá o seu maior espetáculo navegando
Primeira edição do salão náutico acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição
Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva