Com cinco lançamentos em um ano, Zé da Mestra conta bastidores do estaleiro

Em ritmo de desenvolvimento a todo vapor, José Eduardo Cury comenta sobre o crescimento de produção da empresa

18/10/2023

Realizar o lançamento de cinco embarcações no espaço de um ano não é uma tarefa fácil. Mas foi isso que o estaleiro comandado por José Eduardo Cury, presidente da Mestra Boats, conseguiu efetuar desde o São Paulo Boat Show de 2022. E, no que depender do empresário — mais conhecido como Zé da Mestra –, ainda mais novidades podem chegar em breve.

Convidado para o Estúdio NÁUTICA, José Eduardo Cury comemorou a chegada da nova linha 240 da Mestra e o lançamento da Mestra 352 HT, atualmente, o maior barco do estaleiro e o primeiro com hard-top.

 

Além dos dois lançamentos, o espaço da marca no São Paulo Boat Show deste ano exibiu ainda a Mestra 322 (lançada um ano atrás), a Mestra 292 (apresentada em primeira mão em abril, no Rio Boat Show 2023), a tradicional 212, a Mestra 200, a Mestra 198 e a 160 Fishing.

 

 

O empresário contou que, para o ritmo de produção e lançamento da Mestra se manter alto, como tem acontecido, a equipe de funcionários por trás das produções dos barcos teve que praticamente dobrar. Além disso, a fábrica agora opera em dois períodos a partir de outubro e novembro.

Fruto de muito trabalho intenso e dedicação da equipe, que começou com 12 pessoas e aumentou para 18, para realmente desenvolver um grande produto– Zé da Mestra

Além disso, Zé da Mestra destacou a quantidade de empregos que o mercado náutico gera, seja de maneira direta ou indireta, como nos serviços terceirizados. O presidente do estaleiro citou os para-brisas, estofamentos e inox que vêm de fora e criam empregos em outras fábricas, além da Mestra.

Com a preocupação de estimular também a mão de obra local, o estaleiro localizado em Pederneiras (munícipio com cerca de 44 mil pessoas, segundo o censo do IBGE de 2022) se empenha a contratar jovens da própria cidade a cada vez que um profissional de fora é chamado para integrar a equipe.


Quantos começaram comigo em outra atividade que eu tinha anteriormente e que viraram excelentes homens de caráter e excelentes profissionais, começando menino?

Segundo José Eduardo Cury, a inclusão dos jovens dentro das fábricas da Mestra oferece condições dos moradores locais melhorarem de vida e crescerem como profissionais. Inclusive, o presidente da empresa diz que há casos em que certos trabalhadores novatos são mais bem remunerados do que seus próprios pais.

 

Mesmo com cinco lançamentos em um ano, o estaleiro não planeja segurar o freio. Segundo Zé da Mestra, já estão em produção dois novos modelos de barco, enquanto outros dois estão em fase de planejamento.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense