Com grande participação feminina, regata Ubatuba-Ilhabela acontece nesta sexta

Terceira edição do evento vai reunir mais de 400 velejadores em diversas embarcações

07/06/2023
Fotos: Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação

Mais de 400 competidores devem participar da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela nesta sexta-feira (9). A terceira edição do evento terá cerca de 80 embarcações — maior número desde a criação da competição. As mulheres somam 25% do número de inscritos.

Entre veleiros de competição, de passeio, embarcações modernas, clássicas e de todos os tamanhos, as competidoras não somente vão integrar várias tripulações, como também estarão no comando de equipes.

Renata Belloti estará à frente do Phytoervas 4Z, um S40 de competição, com uma tripulação de 11 velejadoras de diferentes estados do Sudeste e do Sul do país. Outra tripulação 100% feminina é a do Rolé, da comandante Joana, que vem do Rio de Janeiro especialmente para a competição.


Algumas tripulações mistas também terão lideranças femininas, a exemplo do Alpha Show, da comandante Cristiane Aparecida Gomes, e o Faros, da comandante Alexandra Mamacos. Alexandra completou, em janeiro (com o mesmo veleiro), a regata Cape to Rio, uma das mais tradicionais regatas transatlânticas, que sai da África do Sul com destino ao Rio de Janeiro.

Além da representatividade feminina, a competição contará com outro time diverso: os velejadores com mais de 60 anos. Distribuídos em tripulações de várias classes, em especial na classe Mini, a turma é considerada a mais ativa e animada da regata.

Com muita diversidade, a competição terá ainda o grupo dos veleiros clássicos, com embarcações construídas até 1980, além de equipes com catamarãs e veleiros de dois cascos.

Terceira edição da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela

A primeira edição do evento, realizado em 2021, reuniu 62 embarcações. Já em 2022, 73 equipes participaram da travessia.

Para este ano, a terceira edição será ainda mais especial, com a expectativa de bater o recorde dos anos anteriores, com cerca de 80 embarcações de velejadores, principalmente do litoral paulista e da costa fluminense – Eduardo Grigaitis, da organização da regata.

A cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, é conhecida como a Capital Nacional da Vela, enquanto Ubatuba tem a maior concentração de veleiros de lazer da região.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá