Conheça o barco elétrico movido a energia solar que promete alcance infinito

Novo Solar Sal 24 tem ainda espaço para 10 pessoas e uma série de equipamentos padrão

03/11/2023
Foto: Solar Sal / Divulgação

Um barco elétrico, movido a energia solar e com alcance infinito. Pelo menos enquanto o sol brilhar no céu, é isso o que promete o Solar Sal 24, lancha da Belmont Boatworks que recebeu a designação de “primeira embarcação de passageiros inspecionada pela Guarda Costeira dos EUA 100% movida a energia solar”.

Para fazer essa promessa virar realidade, a lancha de 7,3 metros do estaleiro estadunidense possui uma cobertura quase que totalmente tomada por painéis solares de 360 ​​W que, juntos, totalizam 1.440 watts de carga solar. Posteriormente, toda essa energia ajuda a recarregar quatro baterias de lítio Torqeedo Power 24-3500, fornecendo mais 14 kWh de capacidade de armazenamento a bordo.

Foto: Solar Sal / Divulgação

O “alcance infinito” do Solar Sal 24 se dá pelo fato de que, desde que o barco mantenha sua velocidade de cruzeiro de 5 nós (6 mph ou 10 km/h), a energia dos painéis solares é suficiente por si só para alimentar o motor, sem a necessidade de consumir a energia da bateria.

Foto: Solar Sal / Divulgação

Se a ideia for navegar de forma mais rápida, sem se preocupar em manter energia acumulada, a embarcação pode atingir até 6 nós de potência, aumentando a velocidade máxima para 11 km/h. Durante a noite, sem a energia solar, barco tem alcance de 39 km a toda velocidade ou 72 km em velocidade de cruzeiro.

 

Já reduzindo a velocidade para 7 km/h, o barco percorre até 160 km — o que levaria quase 24 horas, tempo suficiente para o sol voltar e recarregar as baterias através dos painéis solares. Os painéis, aliás, garantem que o barco não fique limitado a atracar em portos com energia de terra, mas sim em qualquer lugar enquanto carrega suas baterias.

Outras características do Solar Sal 24

Um dos principais destaques do Solar Sal 24 é que a lancha tem capacidade para até 10 passageiros. Além disso, a embarcação movida a energia solar vem com uma série de equipamentos padrão, que deixam a experiência a bordo da novidade ainda mais interessante.

Foto: Solar Sal / Divulgação

Entre os equipamentos estão duas cadeiras de capitão, almofadas para os bancos com encostos, carregadores USB em ambos os lados do barco, luzes de navegação, luz de âncora, luzes de teto, uma mesa, oito suportes para copos, superfícies antiderrapantes no piso e no convés, além de uma bomba de porão.

 

Com um custo adicional, quem se interessar pelo Solar Sal 24 pode ainda adquirir um Chartplotter de 9 polegadas e transdutor, âncora e cabo, rolo de proa, propulsor de proa, vaso sanitário marinho Laveo, proteção de janelas e um reboque.


Segundo a marca, a embarcação ainda é silenciosa, sem ruídos do motor, possui sistemas simples e é fácil de dirigir, além de ter um baixo custo de manutenção.

 

Outro ponto de destaque da lancha é o seu valor. Geralmente, embarcações movidas a energia solar costumam ter preços mais elevados e, apesar de não ser considerado um barco barato, o Solar Sal tem um preço atraente em comparação a elas, saindo por US$ 135 mil, cerca de R$ 660 mil (valores convertidos em outubro de 2023).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maromba até debaixo d’água, mergulhador bate recorde inusitado

    O egípcio Ramy Abdelhamid, de 36 anos, realizou 33 barras a 9 m de profundidade e entrou para o Guiness

    Megaiate se espreme para cruzar canais holandeses: assista

    Modelo da Feadship tem quase 80 m e é o mais novo barco de Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin

    Aguapés formam "campos de futebol" no Rio Tietê e afetam desde turismo náutico até a pesca

    Jornalista Carlos Nascimento, que faz passeios de barco na região, explica como problema afeta navegação no interior de SP

    Cinco motores, muitas funções: Mercury atracará no Rio Boat Show 2025 com novidade

    Equipamento estará de "cara nova" na Marina da Glória. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio

    Imagens de satélite e IA revelam milhares de navios fantasmas nos oceanos

    Pesquisa mostra que 75% dos navios pesqueiros industriais do mundo estão ocultos a olho nu. Entenda os impactos