Fernando Alonso recebe catamarã elétrico de luxo comprado em 2021

Embarcação zero emissões do piloto de Fórmula 1 tem painéis solares que cobrem até 68,6 m² do barco

23/10/2023
Foto: X (antigo Twitter) @SunreefYachts / Divulgação

O piloto espanhol de Fórmula 1 Fernando Alonso enfim recebeu seu catamarã elétrico 60 Sunreef Power Eco, do estaleiro polonês Sunreef. A embarcação havia sido adquirida pelo automobilista em setembro de 2021 e, assim que chegou, o piloto logo a colocou para navegar em alto mar.

Acostumado com grandes velocidades e o ronco dos motores, Alonso já aproveitou férias com a família a bordo do catamarã, que, diferentemente de um carro de Fórmula 1, navega de forma suave, silenciosa e o melhor: sem emissões. Aliás, a sustentabilidade foi um dos fatores decisivos para Alonso na hora de fechar o acordo com a Sunreef.

Foto: X (antigo Twitter) @Sunreef Yachts / Divulgação

Assistimos a mudanças importantes nos últimos anos na mobilidade global e para mim faz todo o sentido optar por um catamarã elétrico– Fernando Alonso

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Alonso, a propósito, é um dos embaixadores do estaleiro polonês, que tem ainda em sua cartela de clientes outras celebridades, como Rafael Nadal, Nico Rosberg e o aventureiro Mike Horn. Aliás, Nadal e Rosberg influenciaram a compra de Alonso, mesmo o compromisso com a sustentabilidade tendo sido o ponto crucial do acordo.

Foto: Instagram @fernandoalo_oficial / Divulgação

Veja os detalhes do barco de Fernando Alonso

O barco de Fernando Alonso tem 18,3 metros e conta com motores elétricos com bancos de baterias ultraleves, responsáveis por um cruzeiro silencioso e livre de vibrações.

 

A filosofia ecológica do barco não fica apenas nos painéis solares ou nos motores elétricos. Seu interior, que acomoda até 12 pessoas (mais 4 tripulantes), também possui acabamento em materiais sustentáveis.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O catamarã foi projetado com um sistema de energia via painéis solares que cobrem até 68,6 metros quadrados da superfície da embarcação, permitindo a geração de até 13kWp de energia verde. Sua capacidade de combustível vai de 3 mil a 6 mil litros, e há no barco um par de tanques de água de 800 litros cada.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Um dos lugares favoritos de Alonso no catamarã é a plataforma de popa, que, em embarcações desse tipo, fornecem ainda mais espaço e estabilidade. “Você pode chegar mais perto da costa em comparação com um monocasco”, comenta o piloto.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O barco conta ainda com um vasto cockpit, beach club e garagem de popa, além de um generoso flybridge, atendendo a uma expectativa de Alonso que já vinha desde antes do recebimento do barco.

 

“Meu dia perfeito no mar não começaria tão cedo. Seria um dia de folga, começando pelo café da manhã a bordo com amigos e familiares, seguido por natação e alguns esportes aquáticos”, comentou ele à Sunreef, em 2022.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

“Estamos muito orgulhosos de receber Fernando Alonso em nossa família. Começamos uma grande jornada juntos ao iniciarmos um novo projeto elétrico 60 Sunreef Power Eco. Damos mais um grande passo em direção a uma experiência de iate mais sustentável e estamos entusiasmados em fazê-lo junto com um embaixador notável e inspirador a bordo”, comentou o fundador e presidente da Sunreef, Francis Lapp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos