Fernando Alonso recebe catamarã elétrico de luxo comprado em 2021

Embarcação zero emissões do piloto de Fórmula 1 tem painéis solares que cobrem até 68,6 m² do barco

23/10/2023
Foto: X (antigo Twitter) @SunreefYachts / Divulgação

O piloto espanhol de Fórmula 1 Fernando Alonso enfim recebeu seu catamarã elétrico 60 Sunreef Power Eco, do estaleiro polonês Sunreef. A embarcação havia sido adquirida pelo automobilista em setembro de 2021 e, assim que chegou, o piloto logo a colocou para navegar em alto mar.

Acostumado com grandes velocidades e o ronco dos motores, Alonso já aproveitou férias com a família a bordo do catamarã, que, diferentemente de um carro de Fórmula 1, navega de forma suave, silenciosa e o melhor: sem emissões. Aliás, a sustentabilidade foi um dos fatores decisivos para Alonso na hora de fechar o acordo com a Sunreef.

Foto: X (antigo Twitter) @Sunreef Yachts / Divulgação

Assistimos a mudanças importantes nos últimos anos na mobilidade global e para mim faz todo o sentido optar por um catamarã elétrico– Fernando Alonso

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Alonso, a propósito, é um dos embaixadores do estaleiro polonês, que tem ainda em sua cartela de clientes outras celebridades, como Rafael Nadal, Nico Rosberg e o aventureiro Mike Horn. Aliás, Nadal e Rosberg influenciaram a compra de Alonso, mesmo o compromisso com a sustentabilidade tendo sido o ponto crucial do acordo.

Foto: Instagram @fernandoalo_oficial / Divulgação

Veja os detalhes do barco de Fernando Alonso

O barco de Fernando Alonso tem 18,3 metros e conta com motores elétricos com bancos de baterias ultraleves, responsáveis por um cruzeiro silencioso e livre de vibrações.

 

A filosofia ecológica do barco não fica apenas nos painéis solares ou nos motores elétricos. Seu interior, que acomoda até 12 pessoas (mais 4 tripulantes), também possui acabamento em materiais sustentáveis.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O catamarã foi projetado com um sistema de energia via painéis solares que cobrem até 68,6 metros quadrados da superfície da embarcação, permitindo a geração de até 13kWp de energia verde. Sua capacidade de combustível vai de 3 mil a 6 mil litros, e há no barco um par de tanques de água de 800 litros cada.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Um dos lugares favoritos de Alonso no catamarã é a plataforma de popa, que, em embarcações desse tipo, fornecem ainda mais espaço e estabilidade. “Você pode chegar mais perto da costa em comparação com um monocasco”, comenta o piloto.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O barco conta ainda com um vasto cockpit, beach club e garagem de popa, além de um generoso flybridge, atendendo a uma expectativa de Alonso que já vinha desde antes do recebimento do barco.

 

“Meu dia perfeito no mar não começaria tão cedo. Seria um dia de folga, começando pelo café da manhã a bordo com amigos e familiares, seguido por natação e alguns esportes aquáticos”, comentou ele à Sunreef, em 2022.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

“Estamos muito orgulhosos de receber Fernando Alonso em nossa família. Começamos uma grande jornada juntos ao iniciarmos um novo projeto elétrico 60 Sunreef Power Eco. Damos mais um grande passo em direção a uma experiência de iate mais sustentável e estamos entusiasmados em fazê-lo junto com um embaixador notável e inspirador a bordo”, comentou o fundador e presidente da Sunreef, Francis Lapp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti