Copa Mitsubishi de Vela completa 25 anos em 2025

Inscrições para a 1ª etapa já estão abertas, com novidade para a classe RGS Cruiser; confira o calendário completo do torneio

14/02/2025
Foto: Aline Bassi/ Balaio / Divulgação

Uma das mais importantes competições de vela do país, a Copa Mitsubishi está prestes a comemorar 25 anos! Desde 2001, o tradicional torneio reúne dezenas de barcos e centenas de velejadores na paradisíaca Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, para quatro etapas que se estendem ao longo do ano todo, passando por todas as estações.

A história de mais de duas décadas nasceu de uma necessidade: uma competição de vela em São Paulo com calendário fixo, para as pessoas se programarem para velejar o ano todo. Quem colocou o plano em prática foi um ícone da modalidade, o atleta olímpico — e um dos maiores incentivadores da vela no Brasil — Eduardo Souza Ramos.

Foto: Aline Bassi/ Balaio / Divulgação

O velejador se encantou com a beleza e o charme de Ilhabela desde a primeira vez que velejou no canal de São Sebastião, em 1973. “Corri alguns campeonatos lá e, depois da Semana de Vela de Ilhabela, tive a ideia de fazer um torneio anual, de modo a criar um calendário para animar os velejadores”, contou à NÁUTICA. “Assim nasceu o acordo com o Yacht Club de Ilhabela para fazer as quatro etapas”, complementou.

 

Desde então, seja no outono, inverno, primavera ou verão, velejadores de todo o país — e até de países vizinhos — se apresentam nas cristalinas águas da Capital da Vela para quatro etapas, cada uma realizada em dois finais de semana.

Foto: Aline Bassi/ Balaio / Divulgação

O torneio, que começou somente com a classe ORC, agregou outras e excluiu algumas ao longo de sua trajetória, evoluindo junto com o esporte. Atualmente, participam embarcações das classes ORC, C30, HPE25, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos e RGS Cruiser (antiga Bico de Proa).

Competição, tradição e diversão

Velejadores olímpicos e campeões, como Torben e Lars Grael, Bochecha, Maurício Santa Cruz, Samuel Albrecht, Martine Grael, Bruno Prada, Robert Scheidt, entre tantos outros — bem como velejadores novatos — já marcaram presença na Copa Mitsubishi de Vela.

Foto: Aline Bassi/ Balaio / Divulgação

Não à toa: o torneio é consolidado como uma das competições mais importantes da modalidade no país, responsável, inclusive, por treinar e formar velejadores. Tudo isso em meio a um clima amistoso, que promove agradáveis eventos sociais e serve como treino para outra grande competição: a Semana de Vela de Ilhabela.


“O objetivo do evento foi atingido, porque a ideia era preencher a vela paulista com um evento organizado, com data fixa”, explicou à NÁUTICA Cuca Sodré, juiz de regata e organizador do evento.

Além disso, mantém a vela ativa e o mercado náutico aquecido– completou

Muita coisa evoluiu ao longo dos anos, mas a essência da competição permanece a mesma. O evento segue atraindo um público fiel, com participantes assíduos desde a primeira edição — em 2020, as regatas foram interrompidas pela pandemia de Covid-19.

Inscrições par a 1ª etapa já estão abertas

As inscrições para a regata de 25 anos da Copa Mitsubishi de Vela já estão abertas! Equipes e velejadores podem acessar o aviso de regata e o formulário de inscrição no site oficial do evento. Neste ano, a classe RGS Cruiser terá divisões A e B, e participará de regatas nos dois finais de semana. “Vocês pediram e nós atendemos”, disse a organização da competição.

Calendário da Copa Mitsubishi 25 anos

As datas das próximas quatro etapas da Copa Mitsubishi de Vela foram divulgadas no final de 2024. Confira:

  • 1ª etapa: 15, 16 22 e 23 de março;
  • 2ª etapa: 24, 25 e 31 de maio e 1º de junho
  • 3ª etapa: 20, 21, 27 e 28 de setembro
  • 4ª etapa: 29 e 30 de novembro.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela