Governo de SP anuncia construção de muralha para conter avanço do mar
Barreira será erguida na Barra do Una, em Peruíbe, com blocos de pedra de até 3 metros


O Governo do Estado de São Paulo (SP) anunciou, na última segunda-feira (7), a construção de uma barreira física para conter o avanço do mar na Barra do Una, em Peruíbe. A proteção terá 200 metros de extensão e será construída com blocos de pedra de até 3 metros de altura.
Aguapés formam “campos de futebol” no Rio Tietê e afetam desde turismo náutico até a pesca
Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Segundo a pasta, a iniciativa busca proteger moradores e a estrada, já que o avanço do mar provoca impactos na cidade e sociedade, apesar de ser um fenômeno natural. Entre as mudanças estão a perda de áreas praianas, o impacto na vegetação de restinga e a ameaça a moradias próximas.


A construção da muralha será feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da SP Águas. Não foram divulgados prazos para a conclusão da obra.
O Governo de SP também informou que são estudadas medidas para restaurar o escoamento natural do Rio Una, que foi alterado por mudanças climáticas, também responsáveis pelo avanço do mar. A busca tem recebido apoio da Fundação Florestal, que será responsável por replantar a vegetação de restinga ao longo do rio assim que o fluxo natural for retomado.
A administração pública informou que a obra integra o Plano de Adaptação e Resiliência Climática da Semil, que prevê ações voltadas à proteção de zonas costeiras. Divulgou também que a Defesa Civil vai monitorar o caso, inclusive ouvindo queixas da população.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Mudança de roteiros causou suspensão de 4 meses de cruzeiros da temporada 2026/2027 nos Estados Unidos
Estudo revela concentração "excepcionalmente alta" de resíduos em recifes de ilhas espanholas, onde o formato dos corais age como armadilha
1ª edição do Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano teve americana no topo do pódio com imagens impressionantes. Confira
Considerada uma das maiores fabricantes de barcos infláveis do Brasil, a marca celebrou suas mais de três décadas na sexta-feira (11)
Nova linha Next aposta em tecnologia para otimizar energia solar com inteligência artificial