Pesquisadores encontram armas contra ataques piratas em navio naufragado do século 15

Descoberta revelou a existência de canhões carregados com pólvora em embarcação afundada na costa da Suécia

23/01/2024
Imagem ilustrativa. Foto: Envato

Não é de hoje que o ser humano sai de casa preparado para qualquer problema que possa acontecer no caminho. Cientistas descobriram armas em um navio naufragado no século 15, que deveriam proteger a embarcação e as mercadorias de ataques piratas.

Além disso, foram tiradas mais de mil fotografias e inúmeras amostras, de acordo com o estudo publicado recentemente no International Journal of Nautica Archeology. Vale ressaltar que mesmo não sendo um naufrágio recente, ainda tinha muito a ser desmitificado.

Foto: Niklas Eriksson/ Divulgação

Este navio já era conhecido pelos habitantes locais, na costa da Suécia, e foi alvo de pesquisa em 1969. Já se sabia também que os destroços do navio estavam na costa da ilhota Maderö, localizada no Mar Báltico, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Estocolmo — capital do país.

 

Na primeira visita, a embarcação foi descrita como um “grande navio comercial cheio de tijolos”. Mas com a nova exploração (realizada em maio de 2022) foram descobertas armas, que indicavam como as viagens daqueles tempos não eram tão tranquilas — afinal, estamos falando da época medieval.

Antipirataria medieval

Como se sabia que o navio naufragado carregava tijolos, a possiblidade dele ter afundado durante uma viagem comercial é bem alta. Embora nada indique que tenha sofrido um ataque pirata, não faltou preparo para uma situação como essa, visto que várias balas de canhão foram encontradas.

Foto: Susanna Allesson-Nyberg/SMTM/ Divulgação

Inclusive, foi encontrado enxofre — ingrediente da pólvora — cobrindo uma das balas de canhão.  De acordo com os arqueólogos, isso seria um indicativo de que ela pode ter sido carregada bem no momento do naufrágio. Mesmo assim, não está claro até que ponto era normal os navios mercantes estarem armados.

 

Niklas Eriksson, um dos autores do estudo, disse ao McClatchy News que muita pirataria acontecia no Mar Báltico durante os séculos 14 e 15. À época, muitas Marinhas nem sequer existiam, e grandes navios também serviam para transportar mercadorias e se defender de ataques.

A curta distância e sob condições adequadas, tiros de armas de ferro forjado poderiam ter causado baixas em tripulações piratas atacantes– Brendan Foley, arqueólogo marítimo, ao McClatchy News

Outras descobertas

Além do navio naufragado com armas, os arqueólogos também determinaram que a embarcação navegava em direção a Estocolmo. Ou seja, seu destino ficava a apenas alguns quilômetros de onde ela afundou, como mostra o mapa abaixo.

Foto: Niklas Eriksson/ Divulgação

Amostras retiradas do casco de carvalho e submetidas à análise determinaram que a madeira teria vindo de diferentes partes do norte da Europa. Parte desse material, inclusive, seria de uma árvore derrubada em 1467. Ou seja, a origem deste material era importada, em vez de cultivada localmente.

 

Segundo os pesquisadores, as cargas de telhas e tijolos que estavam no navio vieram de Mecklenburg-Vorpommern, nordeste da Alemanha. Por conta dos pontos de origem, foi sugerido a chance de existir uma ligação com a Liga Hanseática — organização de comunidades mercantis no norte do país, potência no comércio inter-regional.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tohatsu apresenta novo motor 150 hp pela 1ª vez no Brasil e destaca economia do equipamento

    Modelo é destaque da empresa no São Paulo Boat Show 2026 junto à Kamell, representante da marca no país. Opções de diferentes potências estão disponíveis

    Garda: lancha clássica de madeira da Pelicanno combina visual retrô e tecnologia no Boat Show

    Modelo de 23 pés tem casco de fibra, acabamento em madeira e motorização V8 de 350 hp; estaleiro também levou ao salão a Whitehall e peças que resgatam suas origens

    Sea-Doo apresenta jet inspirado em Ayrton Senna no São Paulo Boat Show 2026

    Produção limitada terá 1.991 unidades em referência ao último título mundial do piloto, com cerca de metade destinada ao Brasil

    3º dia de São Paulo Boat Show: veja as fotos de quem passou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço é o ponto de encontro de personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 29 de setembro no São Paulo Expo

    Pontoons em alta: Fluvimar atualiza linha com foco em mais conforto e sofisticação

    No São Paulo Boat Show, marca apresenta três embarcações, incluindo o carro-chefe da linha, que recebeu mudanças na área gourmet, no banheiro e nos acabamentos