Levando esperança ao mar: projeto social aproxima jovens de comunidades ao universo náutico

Associação i9Vela esteve no Salvador Boat Show pelo segundo ano consecutivo e realizou clínicas de vela e passeios em veleiro durante o evento

Por: Nicole Leslie -
06/11/2025
Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

Uma iniciativa que transforma o mar em horizonte de oportunidades marcou presença no Salvador Boat Show pelo segundo ano consecutivo. A Associação i9Vela, fundada por Juan Sobral, levou às águas da Baía de Todos-os-Santos uma amostra do trabalho que já alcançou 1.033 crianças e adolescentes de comunidades soteropolitanas. Durante o evento, o projeto promoveu clínicas de vela e passeios em veleiro, aproximando novos públicos do universo náutico.

Mais do que divulgar a iniciativa sem fins lucrativos, a presença da i9Vela teve um propósito ainda mais simbólico: abrir as janelas — ou velas — da inclusão. No último dia do salão, filhos de colaboradores da infraestrutura do evento — como equipes de montagem, apoio e serviços gerais — puderam embarcar em um veleiro e sentir, pela primeira vez, a experiência de navegar.

Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

 

A proposta de desmistificar a vela e conectar a comunidade ao mar conversa com o espírito do próprio Boat Show, que busca tornar o mundo náutico mais acessível e próximo a diferentes públicos. Nessa mesma linha, o premiado Veleiro Marujo’s também ficou atracado na Bahia Marina, oferecendo passeios gratuitos aos visitantes durante todos os dias do evento.

A vela como porta de entrada

Em entrevista à NÁUTICA, Juan Sobral contou que seu primeiro contato com a vela, ainda jovem, foi o ponto de partida o sonho de democratizar o acesso ao mar para quem vive longe dele.

Juan Sobral, fundador da i9Vela. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

Foram mais de 15 anos amadurecendo a ideia até, há cerca de quatro, criar oficialmente a i9Vela. A associação une ensino teórico e prático, sempre voltada à formação de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade, que vivem em comunidades em Salvador.

 

Hoje com uma frota de 14 barcos, o projeto segue firme na missão de transformar a relação da cidade com o mar. Um dos frutos dessa jornada é João Santos, aluno desde o início do projeto.

É gratificante velejar. Logo que conheci a vela me identifiquei e passei três anos no projeto sem faltar um dia de aula. É um projeto útil e que precisa continuar-contou o jovem

Estande da i9Vela esteve logo na entrada do Salvador Boat Show 2025, onde aconteceram algumas clínicas básicas de vela. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

A Odisseia: quando o mar visita a comunidade

Entre as ações mais inspiradoras da i9Vela está a Odisseia, uma atividade que leva o universo náutico a quem nunca o viveu. Uma vez por mês, a equipe da associação leva um veleiro para dentro de alguma comunidade de Salvador, transformando ruas e praças em salas de aula teórica sobre a náutica.

No sábado, as crianças têm aulas teóricas sobre marés, vento e o funcionamento de um veleiro. No domingo, colocam tudo em prática, repetindo na água o que aprenderam em terra firme-explicou Juan

Para muitos jovens, essa vivência é o primeiro contato com o universo náutico e, não à toa, permite despertar novos sonhos. Foi através da Odisseia que boa parte das 1.033 crianças conheceram o projeto. Para participar, basta morar em uma comunidade de Salvador e estar matriculado em escola pública.

Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

A i9Vela já passou por 23 comunidades, sempre apoiada por trabalhos voluntários — inclusive de jovens formados pelo próprio projeto. Além das clínicas de vela, a associação oferece oficinas de manutenção de barcos e cursos profissionalizantes, abrindo novas possibilidades de futuro para quem, até então, via o mar sempre distante.

Mais do que ensinar a velejar, levamos o mar até a criança e a esperança ao mar-concluiu Juan

Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

Mais sobre o Salvador Boat Show

Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retornou consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento aconteceu na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

O salão náutico ofereceu experiências desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento movimentou o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.

 

O Salvador Boat Show 2025 teve o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027

    Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!

    O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head

    Conheça as programações dos museus navais da Marinha do Brasil

    De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força

    Superiate Bad Company, famoso entre os amantes da pesca oceânica, foi visto em Porto Seguro (BA)

    Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram

    Festa na lancha termina em barco apreendido por superlotação; saiba os riscos e penalidades da infração

    Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança