Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

29/03/2024
Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Um grupo de ursos-negros resolveu experimentar um passatempo diferente em seus recintos, no parque safari de Woburn Safari Park, Reino Unido. Provavelmente entediados, eles viram um pedalinho em formato de cisne-branco à toa no mini lago e pensaram: “por que não?”

Sem pensar duas vezes, os animais subiram no pedalinho — e quem não subiu, ficou olhando enciumado os outros em cima do “cisne flutuante”. Este momento divertido foi capturado em vídeo, postado nas redes sociais do parque, e logo viralizou. Confira com seus próprios olhos:

 

 

Eles sabiam pedalar? Não, e com certeza nem sabiam o que estavam fazendo. Mas o momento dos ursos-negros no pedalinho resultou em cena digna de desenho animado, seja para os visitantes do Woburn Safari Park ou para os 2 milhões que assistiram ao vídeo no TikTok, até a publicação desta matéria.

Brincadeira de criança

Segundo os tratadores, os primeiros a investigar um “visitante estranho” no recinto foram os filhotes Havard, Maple, Colorado e Aspen — dois machos e duas fêmeas. De acordo com os cuidadores, eles são bem brincalhões, passam muito tempo procurando alimentos e brincam de lutinha com frequência.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Logicamente, o pedalinho não apareceu no parque do nada. O zelador Tommy Babbington adicionou o cisne flutuante para manter os animais peludos com o mínimo de entretenimento, após uma série de chuvas que formou um mini lago no recinto dos ursos.

Houve tanto tempo chuvoso este ano que um novo mini lago se formou no drive-thru dos ursos-negros, então tivemos a ideia de transformar isso em um enriquecimento interessante para eles– Tommy Babbington

Curiosos por natureza

Quando você pensa em animais com o DNA curioso, talvez ursos não sejam os primeiros nomes a vir na tua mente — mas devia. Afinal, eles são naturalmente interessados nas coisas ao seu redor, e a ideia dos tratadores foi justamente de estimulá-los.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Por mais que seja uma abordagem menos convencional para estimular os comportamentos curiosos, o pedalinho em formato de cisne-branco cumpriu sua missão: através do seu habitat, manteve o corpo e mente dos ursos-negros ativos.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Fora de perigo

O mais comum das florestas da América do Norte, os ursos-negros geralmente vivem por 15 anos — embora alguns possam alcançar até 40 — , podem chegar aos 2,20 metros de altura e pesar até 300 kg.

Foto: Instagram woburn_safari/ Reprodução

Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da International Union for Conservation of Nature — IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), que classifica o nível de vulnerabilidade de diversos animais, a situação do urso-negro exige menos preocupação.

 

Residente no Canadá, México e Estados Unidos, o animal com nome científico de “ursus americanus” tem como tendência populacional o crescimento da espécie. Sendo assim, fica a torcida para que pedalar possa aumentar ainda mais a vida destes carismáticos ursos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024