NÁUTICA TRIP com Victory Yachts: à procura de baleias-jubarte em Ilhabela

24/08/2023

Nesta quinta-feira (24), às 20h, vai ao ar no Canal Náutica no Youtube um NÁUTICA TRIP especial. Guilherme Kodja, consultor técnico da NÁUTICA, se juntou a um grupo de amigos e proprietários de lanchas Victory Yachts para navegar por Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, em busca do avistamento de baleias-jubarte.

A aventura rendeu mais de 60 milhas náuticas navegadas e reuniu sete donos de lanchas Victory Yachts do Rio de Janeiro, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e outros lugares do Brasil, todos com um único objetivo: avistar raia-mantas e baleias jubarte na Capital da Vela.

 

 

Guilherme Kodja iniciou sua jornada partindo do sul da ilha a bordo de uma Victory 398, de 40 pés, junto com outros seis modelos da marca, simultaneamente. Se o objetivo de todos era encontrar baleias-jubarte, logo cedo a missão foi cumprida.

Já no começo do trajeto, os navegantes se depararam com um trio de jubartes no mar — mantendo a distância correta dos animais. Essas seriam as primeiras de muitas, visto que, ao final da viagem, foram avistadas pela equipe 12 baleias dessa espécie — uma delas, inclusive chegou a subir na popa de uma Victory.

Chegando ao Saco do Diogo, todas as lanchas ancoraram e seus donos aproveitaram a linda paisagem, além de mergulharem no mar e dividirem experiências com os outros proprietários de lanchas Victory Yachts.

Não podíamos pedir por mais, a mãe natureza nos deu um presente incrível – Sergio Quezada

Ainda restava o avistamento da jamanta, e ela veio. Com ajuda dos drones, foi possível observar cinco delas, com uma até se “exibindo” bem próximo aos barcos. Sendo assim, a missão NÁUTICA Trip de encontrar baleias e raias em Ilhabela, estava cumprida.

Tudo que estava no cardápio aconteceu e todo mundo fez tudo muito certinho – comemorou Kodja

Esse NÁUTICA Trip contou com as presenças de Sergio Quezada, gerente comercial da Victory; Rafael Mesquita, do projeto Mega Fauna e Mantas e a representante do Instituto Baleia Jubarte, Bruna Dempsey.

Uma coordenação de rádio garantiu que a realização do trajeto fosse feita de forma segura e consciente, assim como um bote da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que auxiliou na orientação das embarcações particulares.

Confira alguns registros desse NÁUTICA TRIP por Ilhabela, um dia inesquecível para os amantes do mundo náutico e, em especial, da vida marinha.

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!