Marinha reedita norma que previa compatibilidade entre habilitação e classificação da embarcação

Condutores voltam a precisar portar documentação compatível com a área de navegação

11/03/2025
Foto: uraneva / Envato

Após algumas postergações, a Marinha do Brasil voltou atrás da alteração na Normam 211 que previa a obrigatoriedade da compatibilidade da Carteira de Habilitação do Amador (CHA) com a classificação da embarcação. A decisão foi publicada nesta terça-feira (11).

Até então, a discussão era de que o condutor da embarcação precisaria apresentar uma habilitação compatível com a classificação do seu barco, independentemente de onde estivesse navegando (águas interiores, costeiras ou em navegação oceânica).

Foto: vanenunes / Envato

Com a revisão da norma, as coisas “voltam a ser como eram antes”. Ou seja: o condutor do barco deve estar munido de documentação compatível com a área em que está navegando, e não do seu barco.

 

Vale destacar que, desde junho de 2024, os equipamentos de salvatagem da embarcação precisam estar de acordo com a classificação do barco. Assim, mesmo que o proprietário de uma embarcação oceânica navegue na costeira ou no interior, por exemplo, ele precisará ter a bordo a salvatagem compatível com a classificação do seu barco. Esses detalhes podem ser conferidos na Normam 211.


Normam 211: qual documento vale para cada área de navegação?

Para que não restem dúvidas quanto à documentação necessária para navegar, confira a seguir qual documento vale para cada área de navegação:

Arrais amador

Poderá conduzir embarcações em áreas de navegação interior;

Mestre amador

Poderá conduzir embarcações em áreas de navegação costeira;

Capitão amador

Poderá conduzir embarcações em áreas de navegação oceânica;

Motonauta

O motonauta está habilitado para pilotar única e exclusivamente motos aquáticas em áreas de navegação interior.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio