Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas


Os gregos seguiram bem o próprio ditado que diz que “a necessidade é a mãe da invenção” quando fizeram uma ponte móvel para ligar a Ilha Lefkada ao continente. O principal objetivo é permitir trânsitos terrestres e aquáticos em harmonia, sem que um impeça o outro.
Influencer é preso após invadir ilha do “povo mais isolado do mundo”
Famosa ilha italiana só receberá turistas que agendarem visitas por aplicativo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A solução de mobilidade foi possível graças à parte central da via, que é flutuante e funciona como uma balsa. Dessa forma, ela se move para abrir caminho ao tráfego aquático e retorna para a posição de ponte, que cruza o canal, permitindo o trânsito terrestre. Assista:
Há semáforos para tráfego em terra e também sobre as águas. Para que os barcos cruzem o canal, a ponte levanta as plataformas — parecidas com rampas — das duas extremidades e é manobrada em 90°, para que o fluxo siga nas águas. Depois, ela volta para a posição de ponte e abaixa as “asas”, para que o trânsito terrestre retome.
Conhecida como Santa Maura, a ponte móvel na Ilha Lefkada não tem custo para carros e funciona desde 1986. Antes dela, o acesso à ilha na costa Oeste da Grécia era possível por voos, embarcações, pelo túnel submarino ou pela ponte Rio-Antirio.


Segundo o Governo da Ilha de Lefkada, ainda não há pontes que permitam o acesso terrestre às ilhas vizinhas. No entanto, há rotas diárias de ferry-boat para Meganisi, Kefalonia e Ithaca, além de pequenos barcos turísticos que fazem excursões para ilhas e praias vizinhas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante escavações, arqueólogos encontraram fragmentos de um navio afundado há cerca de 600 anos
José Eduardo Cury, presidente do estaleiro, revelou detalhes do modelo inédito no Estúdio Náutica. Confira!
Celso Antunes, dealer do estaleiro, revelou novidades que devem chegar em setembro, no São Paulo Boat Show
Animal foi cadastrado em Ubatuba em 2001 e encontrado adulto, desovando em Fernando de Noronha
Palestras foram promovidas pela Revista Náutica durante os nove dias do evento