Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas


Os gregos seguiram bem o próprio ditado que diz que “a necessidade é a mãe da invenção” quando fizeram uma ponte móvel para ligar a Ilha Lefkada ao continente. O principal objetivo é permitir trânsitos terrestres e aquáticos em harmonia, sem que um impeça o outro.
Influencer é preso após invadir ilha do “povo mais isolado do mundo”
Famosa ilha italiana só receberá turistas que agendarem visitas por aplicativo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A solução de mobilidade foi possível graças à parte central da via, que é flutuante e funciona como uma balsa. Dessa forma, ela se move para abrir caminho ao tráfego aquático e retorna para a posição de ponte, que cruza o canal, permitindo o trânsito terrestre. Assista:
Há semáforos para tráfego em terra e também sobre as águas. Para que os barcos cruzem o canal, a ponte levanta as plataformas — parecidas com rampas — das duas extremidades e é manobrada em 90°, para que o fluxo siga nas águas. Depois, ela volta para a posição de ponte e abaixa as “asas”, para que o trânsito terrestre retome.
Conhecida como Santa Maura, a ponte móvel na Ilha Lefkada não tem custo para carros e funciona desde 1986. Antes dela, o acesso à ilha na costa Oeste da Grécia era possível por voos, embarcações, pelo túnel submarino ou pela ponte Rio-Antirio.


Segundo o Governo da Ilha de Lefkada, ainda não há pontes que permitam o acesso terrestre às ilhas vizinhas. No entanto, há rotas diárias de ferry-boat para Meganisi, Kefalonia e Ithaca, além de pequenos barcos turísticos que fazem excursões para ilhas e praias vizinhas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!




