De Rainha Elizabeth a mini jipe: curiosa história da Ponte Rio-Niterói é tema de exposição no RJ
Em exibição gratuita até 30 de julho, estrutura é homenageada com fotos, objetos e reportagens da época


Você sabia que a Ponte Rio-Niterói já recebeu uma visita da Rainha Elizabeth — quando a monarca ainda tinha 42 anos? E que o vão principal dessa construção é o maior do mundo em viga reta contínua? Para quem não fazia ideia disso tudo, a exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias” é uma boa pedida.
Não é IA: Louis Vuitton apresenta loja conceito em forma de barco em Xangai; veja fotos
Barco a vapor histórico naufragado há mais de 150 anos reaparece no mar de Búzios
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Em cartaz no Memorial Ponte Rio-Niterói, na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), a apresentação da história deste grande marco da paisagem fluminense acontecerá até o dia 30 de julho. Com entrada gratuita, a exibição histórica reúne documentos originais e objetos curiosos sobre a construção.


Fruto de uma extensa pesquisa e curadoria em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento expõe, entre muitos itens, materiais como a réplica do acordo comercial que garantiu o financiamento da obra, assinado entre Brasil e Inglaterra.


Inclusive, o momento também ficou marcado pela visita da Rainha Elizabeth II ao que se tornaria a Ponte Rio-Niterói. Na exposição, as imagens da visita da ex-monarca inglesa descerrando a placa — feito esse que marca o início das obras, em 1968 — são exibidas ao lado da cópia do documento.
Histórias de um marco
E nem só de fotos vive a exposição Ponte Rio-Niterói. A amostra traz consigo também todo um acervo audiovisual composto por reportagens da época, vídeos originais, páginas de jornais e revistas dos anos 1960 e 1970.


Cada material traz uma fase da obra, como aspectos técnicos da construção e repercussões sociais e culturais à época. Ainda há espaço para um conjunto de medalhas comemorativas cunhadas para marcar o avanço das etapas construtivas.
Por fim, uma miniatura detalhada do primeiro carro a cruzar oficialmente a ponte, no dia 4 de março de 1974, está em exibição. Trata-se do DWK Candango, um mini jipe feito em metal, resina e plástico, pintado com tinta automotiva laranja e adesivado pela Ecex, estatal responsável pela conclusão da obra.


O memorial traz depoimentos gravados com muitos dos personagens que fizeram — e ainda fazem — parte da história desse marco. Como, por exemplo, a história de Mayra Lara Torres, que estava grávida de Noah e deu à luz exatamente entre Niterói e o Rio, antes de completarem a travessia.
Depois do encerramento da apresentação na Ilha da Conceição, os materiais expostos serão transferidos para o acervo permanente do Memorial.
De lá para cá
A construção da ponte foi idealizada por Mário Andreazza, Ministro de Transportes do governo Costa e Silva e Médici — tanto é, que oficialmente, a estrutura chama-se Ponte Presidente Costa e Silva, em homenagem ao marechal do Exército e presidente do Brasil entre 1967 e 1969, durante a ditadura militar.


As obras começaram no último ano de mandato, e com toda a grandiosidade que uma construção desse tamanho merecia: além de atravessar a Baía de Guanabara, a ponte possui uma estrutura de aço inglês com 300 m de extensão. Desde então, o vão principal é, até hoje, o maior do mundo em viga reta contínua.
Exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias”
Quando: Até 30 de julho de 2025. De 3ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: Memorial Ponte Rio-Niterói (R. Mario Neves, 01, Ilha da Conceição, Niterói, RJ).
Quanto: Grátis.
Mais informações: site oficial
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!
A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head




