Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário
Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo


Cercada por história e natureza, a Ilha de Piel parece ter saído diretamente de um filme medieval. Mas um fato curioso torna esse pequeno pedaço de terra pertencente à Inglaterra ainda mais atrativo: a existência de um ‘rei’ próprio, que comanda um pub centenário e mora próximo a um castelo.
Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação
Resorts ‘no meio do nada’ oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O atual ‘monarca’ é Aaron Sanderson, que assumiu o trono em 2022. O título, no entanto, é meramente ilustrativo, já que ele não possui nenhum poder político na ilha. Pelo contrário: Sanderson é, em verdade, o dono do pub.


Conforme manda a tradição do local, toda vez que o estabelecimento — chamado Ship Inn — ganha um novo proprietário, ele é coroado rei da ilha. Ao que tudo indica, a brincadeira remonta ao século 19, com os primeiros registros em 1856.
Há toda uma cerimônia que marca a nova direção do pub. Nela, o recém-chegado se senta em uma cadeira antiga, coloca sobre a cabeça um capacete medieval e segura uma espada, enquanto o antigo dono derrama bebida alcóolica sobre ele.


Por dentro da ilha com rei
Localizado em Cumbria, o minúsculo pedaço de terra tem apenas 200 mil m² e, para acessá-lo, é preciso pegar uma balsa. Entretanto, os turistas só podem conhecer a ilha durante os meses de verão.
Embora poucas pessoas morem atualmente em Piel, há indícios de que a ilha é habitada há mais de três mil anos. Ela já foi ocupada por celtas, romanos e, em 1127, foi entregue a monges.


As ruínas do Castelo de Piel, construído no início do século 14, estão disponíveis para visitação na temporada de verão e de forma gratuita. Acredita-se que ele tenha sido erguido para manter mercadorias e cargas longe das mãos de piratas e invasores.
No século 19, Piel seguiu importante para o transporte marítimo e quase foi vendida pelo duque que a mantinha, mas o prefeito de Barrow interveio e, em 1920, o local foi entregue à cidade de Barrow in Furness, que a transformou em um memorial às pessoas que morreram durante a Primeira Guerra Mundial.
Atualmente, os turistas que visitam a ilha com rei podem desfrutar do pub e até mesmo acampar por lá, mediante o pagamento de 5 libras por barraca. Não é necessário realizar reserva prévia, mas é fundamental que cada um leve sua comida — afinal, não há lojas em Piel.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca comemora 43 anos durante a Convenção Mundial Ventura, evento que reúne dealers nacionais e internacionais para a apresentação de lançamentos
Com programação voltada para toda a família, salão náutico terá atrativos que envolvem a Copa do Mundo, passeios de veleiro e mais!
Remador, navegador e escritor que acumula histórias e recordes nas águas compartilhou reflexões de vida em palestra exclusiva ao NÁUTICA Talks. Confira!
Mestra 212, escolha de Hélio Castroneves, será um dos quatro barcos da Mestra Boats no salão náutico que acontece em julho
Estrutura no Raymond James Stadium, do Tampa Bay Buccaneers, dispara “canhões”, fumaça e confetes ao melhor estilo estadunidense de celebrar




