Prefeito de Três Fronteiras anuncia a criação da Rota do Peixe no Noroeste de São Paulo
Após investimentos em infraestrutura náutica, número de barcos na região quase dobrou


Entre as iniciativas para estimular o crescimento do turismo náutico — tema do 8º Congresso Internacional Náutica, realizado paralelamente ao São Paulo Boat Show 2023 — o prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão, destacou a criação da “Rota do Peixe”, que passa pela Região Turística Entre Rios, no Noroeste de São Paulo.
Governo de SP oferece R$ 4 bilhões em crédito como estímulo ao turismo náutico
8º Congresso de Náutica prova que investimentos no turismo das águas dá resultados
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
São 13 cidades (incluindo Aparecida do Tabuado, já no estado de Mato Grosso do Sul), nove delas banhadas por rios: Mesópolis, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Palmeira D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste, Rubinéia, Nova Canaã Paulista e, naturalmente, Três Fronteiras — cidade que recebeu esse nome por fazer divisa com os Estados de Mato Grosso e Minas Gerais, às margens do rio Paraná.
Para o turista que aprecia navegar em meio à natureza, com muita fauna e flora em volta, e esticar a linha para a pesca, este é o destino certo. O lugar contra com uma estrutura náutica pequena, mas crescente, com marinas, garagens náuticas, píeres e deques de embarque e desembarque.
Três Fronteiras, segundo Rubens José, conta com a maior área de lazer do chamado “Grandes Lagos” (assim mesmo, no plural), formado às margens do marco zero do Rio Paraná, após a confluência entre os rios Paranaíba e Rio Grande, bem na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
“Estamos falando de um lugar de rara beleza, e com uma das maiores bacias hidrográficas do centro-sul do país. São 300 quilômetros de orla fluvial. Um verdadeiro paraíso da pesca e do lazer, com um potencial enorme para atrair empreendimentos como condomínios, clubes, praias públicas e resorts”, destaca o prefeito.
Como gestores públicos, nossa tarefa é dar o impulso, com a entrega da infraestrutura, para atrair o investimento privado e fazer do turismo náutico algo ainda mais eficaz do que já é – Rubens José Belão, prefeito de Três Fronteiras
Rubens José ainda ressalta que, com apoio do governo de São Paulo, foram investidos cerca de R$ 18 milhões na construção de 13 estruturas náuticas, como píeres, passarelas e rampas públicas.
“Como reflexo desse investimento, em três anos, praticamente o dobramos o número de embarcações cadastradas na região, saltando de 500 barcos, em 2020, para 900, em 2023”.
Outra iniciativa com potencial para atrair turistas à região, destaca o prefeito de Entre Rios, é o projeto Orla do Sol, que está ganhando forma em Santa Fé do Sul.
A proposta é a construção de Parque Aquático e um complexo hoteleiro, que seria um divisor de águas na história do turismo da cidade e da região.
Para os aficionados pela pescaria, o peixe típico da região é o tucunaré, farto para a pesca esportiva. Em Santa Fé do Sul existe até um monumento dedicado a ele.
Além disso, a região é rica em espécies como piau, traíra, pacu, corvina, tilápia, barbado, curimbatá, mandi serrote, peixe-cachorro amarelo e branco. Tá nervoso? Vai pescar em Três Fronteiras!
Confira os temas do 8º Congresso Internacional Náutica
Eduardo Bekin: Case Porto Barão de Tefé, Antonina/PR
Roberto de Lucena: Desenvolvendo o Turismo Náutico no Estado de SP
Aguilar Junior: Novo molhe de Caraguatatuba
Carlos Henrique Sobral: Turismo Náutico Brasileiro
Alessandro Miranda: Turismo Náutico Águas Interiores
Vinicius Lummertz: Turismo das Águas
Adriano Silva: Turismo Náutico em Joinville
Silvia Fernandes: Case da Marina VillaReal
Rubens José Belão: Turismo Náutico no Interior Paulista
Paulo Fax: Hidrovia Tietê Paraná 2023
Noeli Thomé: Píer Turístico de Itapema
Michele Castilho: Bandeira Azul nas Marinas e Praias
Pedro Bório: Visão Internacional: Eventos em Turismo Náutico
Jamille Consulin: Legislação Ambiental
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar
Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália
O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima