Prefeito de Três Fronteiras anuncia a criação da Rota do Peixe no Noroeste de São Paulo
Após investimentos em infraestrutura náutica, número de barcos na região quase dobrou
Entre as iniciativas para estimular o crescimento do turismo náutico — tema do 8º Congresso Internacional Náutica, realizado paralelamente ao São Paulo Boat Show 2023 — o prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão, destacou a criação da “Rota do Peixe”, que passa pela Região Turística Entre Rios, no Noroeste de São Paulo.
Governo de SP oferece R$ 4 bilhões em crédito como estímulo ao turismo náutico
8º Congresso de Náutica prova que investimentos no turismo das águas dá resultados
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
São 13 cidades (incluindo Aparecida do Tabuado, já no estado de Mato Grosso do Sul), nove delas banhadas por rios: Mesópolis, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Palmeira D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste, Rubinéia, Nova Canaã Paulista e, naturalmente, Três Fronteiras — cidade que recebeu esse nome por fazer divisa com os Estados de Mato Grosso e Minas Gerais, às margens do rio Paraná.
Para o turista que aprecia navegar em meio à natureza, com muita fauna e flora em volta, e esticar a linha para a pesca, este é o destino certo. O lugar contra com uma estrutura náutica pequena, mas crescente, com marinas, garagens náuticas, píeres e deques de embarque e desembarque.
Três Fronteiras, segundo Rubens José, conta com a maior área de lazer do chamado “Grandes Lagos” (assim mesmo, no plural), formado às margens do marco zero do Rio Paraná, após a confluência entre os rios Paranaíba e Rio Grande, bem na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
“Estamos falando de um lugar de rara beleza, e com uma das maiores bacias hidrográficas do centro-sul do país. São 300 quilômetros de orla fluvial. Um verdadeiro paraíso da pesca e do lazer, com um potencial enorme para atrair empreendimentos como condomínios, clubes, praias públicas e resorts”, destaca o prefeito.
Como gestores públicos, nossa tarefa é dar o impulso, com a entrega da infraestrutura, para atrair o investimento privado e fazer do turismo náutico algo ainda mais eficaz do que já é – Rubens José Belão, prefeito de Três Fronteiras
Rubens José ainda ressalta que, com apoio do governo de São Paulo, foram investidos cerca de R$ 18 milhões na construção de 13 estruturas náuticas, como píeres, passarelas e rampas públicas.
“Como reflexo desse investimento, em três anos, praticamente o dobramos o número de embarcações cadastradas na região, saltando de 500 barcos, em 2020, para 900, em 2023”.
Outra iniciativa com potencial para atrair turistas à região, destaca o prefeito de Entre Rios, é o projeto Orla do Sol, que está ganhando forma em Santa Fé do Sul.
A proposta é a construção de Parque Aquático e um complexo hoteleiro, que seria um divisor de águas na história do turismo da cidade e da região.
Para os aficionados pela pescaria, o peixe típico da região é o tucunaré, farto para a pesca esportiva. Em Santa Fé do Sul existe até um monumento dedicado a ele.
Além disso, a região é rica em espécies como piau, traíra, pacu, corvina, tilápia, barbado, curimbatá, mandi serrote, peixe-cachorro amarelo e branco. Tá nervoso? Vai pescar em Três Fronteiras!
Confira os temas do 8º Congresso Internacional Náutica
Eduardo Bekin: Case Porto Barão de Tefé, Antonina/PR
Roberto de Lucena: Desenvolvendo o Turismo Náutico no Estado de SP
Aguilar Junior: Novo molhe de Caraguatatuba
Carlos Henrique Sobral: Turismo Náutico Brasileiro
Alessandro Miranda: Turismo Náutico Águas Interiores
Vinicius Lummertz: Turismo das Águas
Adriano Silva: Turismo Náutico em Joinville
Silvia Fernandes: Case da Marina VillaReal
Rubens José Belão: Turismo Náutico no Interior Paulista
Paulo Fax: Hidrovia Tietê Paraná 2023
Noeli Thomé: Píer Turístico de Itapema
Michele Castilho: Bandeira Azul nas Marinas e Praias
Pedro Bório: Visão Internacional: Eventos em Turismo Náutico
Jamille Consulin: Legislação Ambiental
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Maior evento náutico do Nordeste permite que os interessados testem a embarcação antes de comprá-la; confira
Associação levará seus alunos a bordo de um veleiro para interagir com a tripulação e explorar a estrutura da embarcação
Dois dos três barcos do estaleiro estão disponíveis à pronta-entrega no evento, realizado em palco apontado como "sonho de consumo"
Com NX 44 design by Pininfarina como xodó, estaleiro está no evento que acontece até domingo (10) na Bahia Marina
Confiante no potencial da região, marca levou grandes produtos de seu repertório à estreia do Salvador Boat Show