Projeto nos Estados Unidos cria parque flutuante para integrar moradores e rio

Prevista para 2026, espécie de plataforma na Filadélfia levará visitantes ao nível da água e terá ações educativas

02/09/2024
Foto: Höweler & Yoon / Divulgação

Talvez você não saiba, mas a cidade de São Paulo, a maior da América Latina, guarda debaixo de todo seu concreto cerca de 300 rios e córregos canalizados. Sufocados, eles estão escondidos da sociedade. No caso da Filadélfia, maior cidade do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o Rio Schuylkill  está bem à vista da população — mas de certo modo, igualmente esquecido. E é aí que entra o FloatLab.

O projeto do escritório de arquitetura Höweler & Yoon, baseado em Boston, nos Estados Unidos, trata-se de “uma plataforma, um barco, uma lente e um limiar através do qual o público experimentará o Rio Schuylkill e sua ecologia de uma forma significativa”, conforme explica a empresa.

 

A ideia nada mais é que reconectar os moradores da Filadélfia com seu ambiente natural.

Foto: Höweler & Yoon / Divulgação

O FloatLab nos Estados Unidos está previsto para ganhar as águas em outubro de 2026, na orla do Bertram’s Garden — um parque fundado em 1728, no oeste da Filadélfia. Quando estiver pronto, o projeto de mais de 20 metros de diâmetro dará aos moradores e visitantes da cidade uma nova visão do rio, mais integrada à natureza.

 

Isso porque a estrutura será acessada através de uma rampa, que deixará os visitantes ao nível da água. Para além da vista privilegiada, o FloatLab contará com funções educacionais.

O FloatLab brilhará no escuro. Foto: Höweler & Yoon / Divulgação

Tais atributos vão desde workshops aos chamados “laboratórios vivos”, responsáveis por levar à estrutura uma interação visual e física com a superfície da água, permitindo que os visitantes experimentem o Rio Schuylkill sob uma nova perspectiva.

 

Áreas de sala de aula e um espaço de galeria também são esperados no FloatLab nos Estados Unidos, para que cientistas conduzam pesquisas, estudantes de arte tenham aulas de pintura e entusiastas da natureza observem jardins flutuantes e bancos de mexilhões de água doce.

Os rios escondidos em São Paulo

Assim como o FloatLab visa reconectar os moradores da Filadélfia com o Rio Schuylkill, em São Paulo alguns projetos visam atrair os olhares da população para os rios escondidos sob o solo da capital. Entre eles está o Rios e Ruas, fundado pelo arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo e educador Luiz de Campos.

O Rio Tietê está longe de ser o único da capital paulista. Foto: Envato

Para o arquiteto, os mais de 300 rios sufocados em São Paulo foram enterrados vivos para “limpar a cidade”, tê-la sob controle e permitir o melhor tráfego dos carros — autores do famoso trânsito tenebroso que assombra a metrópole.


O Rios e Ruas busca promover a coexistência dos rios com a cidade. Em entrevista à Draft, os autores do projeto enfatizaram a ideia de “promover e inspirar o maior número possível de ações para que milhões de paulistanos e brasileiros descubram, vejam e desejem esses rios lindos e livres.”

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Torneios de pesca movimentaram cidades lindeiras do Lago de Itaipu

    Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes

    Recém-lançado, pontoon de pesca da Fluvimar atracará no Boat Show de Foz

    Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    Jorge de Souza lança novo livro de histórias curiosas que aconteceram nos mares

    Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo