Quase um metro e meio de altura! Conheça o maior caranguejo de todos os tempos

Nomeado de Big Daddy, o animal possui longas pernas e mais de 3 metros de diâmetro

06/11/2023

Um crustáceo com quase 1,5 metro de altura e mais 3 metros de diâmetro: parece uma criatura de um filme de terror, mas existe. Da espécie caranguejo-aranha-japonês, o Big Daddy é o maior caranguejo de todos os tempos — reconhecido até pelo Livro dos Recordes.

Como se não bastasse a altura, o animal ainda conquistou o título de perna mais longa de um caranguejo, com singelos 1,43 metros. Vale destacar que seu corpo geralmente não cresce mais que 40 centímetros de diâmetro, embora suas garras possam crescer em qualquer momento da vida.

Não à toa, seu nome em japonês, taka-ashi-gani, significa “caranguejo de pernas altas”. Com este shape, o maior caranguejo de todos os tempos tinha maior facilidade para se locomover e alcançar algas e plantas distantes.

 

Além disso, essa espécie raramente é vista na natureza, pois passam a maior parte do tempo nas profundezas do oceano, próximo a aberturas de ventilação. No entanto, durante a primavera — época de acasalamento — eles vão para águas mais rasas em busca de uma companhia para reprodução. Inclusive, durante este período, é proibida a sua captura, devido ao risco de extinção.

Uma vida duradoura

Com tamanho e aparência intimidadora, o maior caranguejo de todos os tempos recebeu o nome de um lutador britânico homônimo — também conhecido como Shirley Crabtree Jr. E, assim como a pessoa que inspirou seu nome, o animal precisou lutar pela sua vida.

Para sua sorte, o caranguejo evitou por pouco uma morte prematura num mercado de peixe japonês. Graças a um representante da Sea Life, o animal foi transportado para um tanque de água fria em Blackpool, Inglaterra. A partir disso, longos anos o esperavam.

 

O animal viveu até 2016, quando faleceu de causas naturais, aos 80 anos. Os caranguejos-aranha-japonês — cujo nome científico é Macrocheira kaempferi — podem viver de 50 a 100 anos. Segundo Scott Blacker, cuidador do caranguejo, o Big Daddy recebia um tratamento especial.

Ele era mais um membro da família do que apenas um animal sob nossos cuidados –Scott Blacker, ao Guiness World Records

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público