SAC Náutico: programa que descomplica burocracias do setor esteve no Salvador Boat Show
Representante explicou como funciona o serviço que centraliza e resolve processos burocráticos de forma ágil e simplificada; confira
A Baía de Todos-os-Santos, palco do primeiro Salvador Boat Show, conta com um programa essencial aos capitães: o SAC Náutico. O serviço, responsável por centralizar e agilizar processos burocráticos que envolvem embarcações e atividades náuticas na região, marcou presença no evento, onde uma representante esclareceu aos visitantes todas as possibilidades da iniciativa.
Veja quem passou pelo Lounge NÁUTICA nos últimos dias de Salvador Boat Show
Salvador Boat Show: Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Quando eles [capitães] chegam na capitania, já está tudo certo– destacou Maria Luiza Bittencourt
Segundo Maria Luiza Bittencourt, estagiária do Serviço de Atendimento ao Capitão — ou apenas SAC Náutico –, o programa existe para descomplicar a vida dos capitães — iniciativa fundamental na Baía de Todos-os-Santos, considerada a maior do Brasil e a segunda maior navegável do mundo.
Nós ajudamos os capitães a conseguirem todas as informações que eles precisam– ressaltou
Conforme Maria Luiza explicou, o SAC Náutico possui duas vertentes: a nacional, que atua junto à Marinha do Brasil, e a internacional, que auxilia na imigração de estrangeiros.
Dentre as facilidades que a vertente nacional oferece, a representante destacou serviços como o agendamento de capitania, pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU), emissão de documentos e esclarecimento de dúvidas sobre documentações, como a renovação das habilitações de arrais e motonauta.
A vertente internacional trata dos processos de imigração dos estrangeiros que chegam pelo mar. De acordo com Maria Luiza, entre os serviços prestados estão emissão de documentos com a Receita Federal e a Polícia Federal, além da capitania. “A gente trabalha com esses três órgãos para garantir que tudo seja mais rápido para os estrangeiros”, esclareceu.
Um serviço que costumava levar de dois a três dias, a gente consegue agilizar para duas ou três horas– destacou Maria Luiza
Apesar de ser a vertente mais complexa, é a que mais recebe demandas, segundo a representante. Afinal, os serviços aliados à Marinha do Brasil são mais pontuais, como a atualização de carteira após mudança na norma. “Todas essas atualizações são para que eles não levem nenhuma multa”, destacou.
Inaugurado em outubro de 2023, o Serviço de Atendimento ao Capitão funciona no Doca 1, no bairro do Comércio, em Salvador. A iniciativa é gerida pela prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e em parceria com a Marinha do Brasil, a Polícia Federal e a Receita Federal.
1º Salvador Boat Show
O Salvador Boat Show chegou em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estiveram na capital baiana.
Visitantes tiveram a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresentou experiências exclusivas e um mar de oportunidades.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Com imóveis cada vez mais caros, viver a bordo tem se tornado uma boa opção para quem vive no país
Com estreia ainda em 2024, nova SR170 Viper é opção para quem procura pelo primeiro barco com recursos multifunções
Navio do explorador Ernest Shackleton afundou em 1915, forçando fuga surpreendente da tripulação de 28 homens
Serão mais de 800 km de trajeto total, passando por cidades como Rosana, Guaíra e Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu
Marca comandada por Paulo Fernando esteve presente no Salvador Boat Show com suas carretas e revelou novidade em primeira-mão