Semana de Vela de Angra dos Reis volta ao calendário após 11 anos

Por: Redação -
08/09/2022
Barcos no Píer do Angra dos Reis Marina Clube (Foto: Aline Bassi)

Começaram nesta quinta-feira, dia 8, as regatas da Semana de Vela de Angra dos Reis, evento que volta ao calendário após 11 anos.

A competição, que tem parceria com a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, vai até o domingo, dia 11, e será disputada nas classes ORC, Bico de Proa e será o Campeonato Brasileiros nas classes BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos. Ao todo são 41 barcos na disputa.

Grandes nomes da vela nacional

A competição volta com presença de grandes nomes da vela nacional. O barco King, da classe ORC, virá com Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 na classe Finn e com participação nos Jogos de Tóquio.

“Velejei uma vez aqui em Angra, com 9 anos, no Neptunus Express e uma Ilha de Caras, em 2018. Vai ser um grande desafio, com os dois melhores e mais modernos barcos do Brasil”, disse Zarif.

A equipe terá também Juninho de Jesus, membro da Seleção Brasileira da SSL Gold Cup, principal competição por equipes da Vela Oceânica mundial.

“Esse barco era da Mitsubishi e eu já velejei muitos anos nele. Com essa tripulação, eu velejei apenas uma vez, quando o antigo proprietário vendeu o barco e eles me chamaram para fazer uma clínica, para explicar como funcionava o barco. Já fiz uma campanha de TP52, em 2018, junto com o Jorge Zarif”, apontou Juninho, que vem da disputa da Copa del Rey, na Espanha, e o Mundial de Snipe.

O King irá desafiar na classe os dois barcos mais modernos do país, o Crioula 52 — campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho –, e o Phoenix — vice-campeão no evento no litoral norte de São Paulo.

A equipe gaúcha do Crioula terá presença de Samuel Albrecht, atleta olímpico da Nacra 17, enquanto que o Phoenix terá o comando de Eduardo Souza Ramos — atleta olímpico da década de 80, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 — e a presença de André Fonseca, o Bochecha — com participações em três Olimpíadas (2000, 2004 e 2008) e três regatas Volta ao Fundo, a The Ocean Race.

A equipe terá também Marco Grael, filho de Torben Grael, que participou da Rio-2016 e Tóquio em 2021.

Equipe Phoenix ajusta os cabos no gramado do clube (Foto: Aline Bassi)

Velejadores de fora também terão destaque

O Campeonato Brasileiro das classes BRA-RGS terá presença de grandes nomes não só da vela brasileira, mas também da Argentina.

O barco Chancegger, da Argentina, será uma das atrações, com o velejador olímpico Martin Billoch na raia que venceu a regata durante os Jogos de Atlanta em 1996.

O barco Bruschetta, atual campeão nacional, e de Ubatuba (SP), vem com Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, sendo quatro conquistados no próprio veleiro na classe J-24.

Santinha, como é chamado, tem participações olímpicas e dois Ouros Pan-Americanos na Rio-2007 e Guadalajara, México, em 2011.

A Semana de Vela de Angra dos Reis começou nesta quarta-feira, dia 7, com a Abertura Oficial a partir das 19h no Clube Coqueiro, no Colégio Naval, e o Jantar dos Comandantes. As primeiras regatas saíram a partir de quinta-feira, 8, às 12h, com sede no Angra dos Reis Marina Clube.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Caranguejos-aranha formam "tapete vermelho" no fundo do mar e intrigam cientistas

    Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade

    Nova expedição promete cruzar o Ártico com zero emissão de carbono

    Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026

    Praia de Paulista: rio Pinheiros ganha prainha com música, yoga e beach tennis

    Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades

    Boat Show de Foz contou com ações do Instituto Orizzonte para promover sustentabilidade

    Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná

    Toulon Náutica se consolida como representante oficial da FS Yachts em Paraty

    Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações