Semana de Vela de Ilhabela terá Robert Scheidt, Lars Grael e Clínio de Freitas

Por: Redação -
19/07/2022

Mais três grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela! Os velejadores Robert Scheidt, Lars Grael e Clínio de Freitas confirmaram presença para a disputa da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Os atletas estarão na competição que acontecerá entre os dias 23 e 30 de julho, com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura Municipal de Ilhabela, e patrocínio da Mitsubishi Motors.

Robert Scheidt retorna à competição após 11 anos

Robert Scheidt, bicampeão Olímpico, estará no barco Caballo Loco na classe C-30. Robert tem enorme currículo, totalizando cinco medalhas em Olimpíadas, treze títulos Mundiais e três Ouros em Pan-Americanos. Ele marca seu retorno à competição após 11 anos.

“Participei no HPE em 2011, foi muito bacana, semana muito feliz velejando junto com a equipe Fabio Bociarelli junto com meu irmão e a filha do Fábio, ganhamos. Participei em muitas edições no passado em diversos barcos, é uma competição muito forte e organizada, tenho certeza que esse ano será de nível bem alto, uma das maiores da América Latina, se não for a maior. Estou muito contente em voltar e espero participar de muitas pois agora não estou mais com agenda olímpica tão acirrada”, disse Scheidt.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

“Sempre tive participações de Vela de Oceano, não é uma classe que dediquei muito de meu tempo, mas fiz várias competições, gosto muito de velejar em equipe, é uma forma muito bacana de dividir as experiências, trabalhar em grupo, é bem válido pois aprendemos muito. Velejar em um lugar lindo como Ilhabela é sempre um prazer”, completou.

“Juninho de Jesus é muito amigo do Robert, que do outro lado apoia o Juninho. É um bom casamento, pelo menos para o Caballo Loco. É uma honra para a SIVI a presença do Robert”, disse Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela e comandante do Caballo Loco.

Lars Grael e Clínio de Freitas participarão da classe ORC

Lars Grael também confirmou presença ao lado do seu parceiro do Bronze Olímpico de Seul 1988, Clínio de Freitas. Os dois estarão na classe ORC com o no Argos, barco de Ubatuba (SP).

Lars tem outra medalha Olímpica em Atlanta 1996, possui título Mundial e vasto currículo no esporte com duas outras medalhas em Mundiais, dois títulos da Bacardi Cup entre outras conquistas.

“Por uma questão de custo elevado e dificuldade de arregimentar uma tripulação amadora já que ficaríamos dez, onze dias por lá, não consegui viabilizar a ida do meu barco Avohai. Mas irei através do Argos, convidado pelo comandante Jaime Cupertino. Ele está arrumando o barco e vai comigo meu amigo de vida inteira o Clínio de Freitas, até hoje velejamos juntos no Avohai, é um dos parceiros de Vela para a vida”, explica Lars Grael.

“Objetivo é estar presente, prestigiar, não temos ambição de resultado ou título, é encontrar amigos e fortalecer a Vela de Oceano. Pra mim é sempre um prazer estar em Ilhabela”

Lars Grael, medalhista olímpico de vela

Inscrições encerram nesta terça-feira

A SIVI já acumula 115 barcos inscritos e cinco medalhistas olímpicos na raia. Além dos três grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela, Torben Grael estará na disputa com o veleiro Lady Lou na classe Clássicos, enquanto Martine Grael comandará o Danadão na ORC.

Entre outros grandes nomes do evento, o pentacampeão Mundial e bicampeão pan-americano Maurício Santa Cruz, o Santinha, estará na raia com o Three Musketeers, na HPE25.

As inscrições encerram nesta terça-feira, dia 19, e podem ser feitas pelo site para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco. A programação da competição também consta no site do evento.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais

    Náutica Responde: é necessário ter rádio VHF no barco?

    Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas

    Novos olhares sobre a navegação: artista contemporâneo transforma barcos em esculturas

    Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano