VII Copa de Vela do Rio São João acontecerá neste fim de semana

Por: Redação -
21/07/2022
A VII Copa de Vela do Rio São João acontecerá de 22 a 24 de julho no distrito de Barra de São João.
Estão previstos mais de 40 veleiros e 60 atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro para as classes Laser Standard, Laser Radial, Laser Dupla, Optimist, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16 e Bico de Proa.
“No ano passado, realizamos um evento de vela que foi um sucesso e, neste ano, estamos iniciando a programação de eventos deste esporte olímpico, que é referência para muita garotada”, disse Cosme Batista, secretário de Esporte e Lazer.
A sede do evento será na Beira Rio, em frente à Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, e as áreas de regatas serão no Rio São João.
As regatas estão previstas para começar às 12h, terminando por volta de 16h com a entrega dos prêmios prevista para o domingo.
A competição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu (RJ), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“Queremos fazer de Barra de São João uma referência no turismo náutico e nas competições com foco na vela. Além disso, o evento vai alavancar o turismo em nossa cidade e aquecer a economia local”, completou Cosme.

Mais eventos acontecerão até o fim do ano

Outros eventos de vela já estão na programação para ocorrer até o fim do ano: de 2 a 4 de setembro, acontecerá a regata Escolinha de Vela do Rio São João e, nos dias 16 a 18 de dezembro, o II Festival de Vela de Barra de São João.

Escolinha de Vela do Rio São João

A Escolinha de Vela do Rio São João foi fundada em março de 2016 e é um projeto social sem fins lucrativos mantida por doações e pelo trabalho gratuito de seus integrantes.

Conta com instrutores atendendo todos os sábados, de 9h às 12h, cerca de 50 alunos, sendo boa parte vinda de famílias com baixa renda e que vivem em áreas de situação de risco.

O projeto tem como objetivo a inserção da cultura náutica através de aulas teóricas e práticas de vela, além de reparos e manutenção de suas embarcações.

Visa o desenvolvimento do esporte na região, o treino para regatas e, como consequência, busca estimular a disciplina, o trabalho em equipe, proteção do meio ambiente, a diminuição de ociosidade e a educação geral de seus alunos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024