Boat Show de Foz: público poderá velejar e ver apresentação de atletas mirins
Projeto Velejar é Preciso será umas das atrações no evento que acontece de 23 a 26 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
O 1º Foz Internacional Boat Show está vindo com tudo e acaba de receber mais uma atração: o Projeto Velejar é Preciso. Com apresentações de crianças que fazem parte do projeto, as águas do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), no Paraná, estarão ainda mais doces de 23 a 26 de novembro. Essa será também a chance de conhecer, na prática, o esporte que está no coração de quem ama navegar.
Guia do Foz Internacional Boat Show já está disponível no app Náutica
Garanta seu ingresso para o Foz Internacional Boat Show com 20% de desconto
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O Projeto Velejar é Preciso é um dos grandes destaques do Iate Clube Lago de Itaipu. Aproximadamente 120 crianças, com idades entre 9 e 16 anos, estudantes da rede pública de ensino, participam da iniciativa que oferece apoio técnico, físico e alimentar para a prática da vela, nas classes Optimist e Laser.
Durante os quatro dias de evento, das 16h às 19h, cerca de 20 alunos realizarão apresentações velejando nas águas doces do lago. O cenário fica ainda mais especial quando se leva em conta que o lago de Itaipu estará recheado de embarcações atracadas. E não para por aí!
Público poderá velejar no Boat Show de Foz
O público do Boat Show de Foz ainda terá a oportunidade incrível de vivenciar a experiência da vela, ao lado de professores do Velejar é Preciso. Com o objetivo de levar a modalidade para mais pessoas, o projeto terá um veleiro Hobie Cat 16 no Iate Clube Lago de Itaipu.
Para participar, é importante que o visitante vá preparado com uma roupa de banho. Os coletes de proteção serão fornecidos pela equipe do projeto.
O Projeto Velejar é Preciso
A história do Projeto Velejar é Preciso começa ainda em 1997, quando Foz do Iguaçu recebeu a implementação de uma Base Náutica. A partir daí, a prática da vela tornou-se mais conhecida no local. Pouco depois, em 1999, com o incentivo do poder público municipal, a Base recebeu a implementação do então “Projeto Navegar”, que engajou com crianças carentes, pertencentes à rede pública de ensino.
Em dezembro de 2012, o ICLI assinou um convênio com a Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), que deu início ao agora Projeto Velejar é Preciso.
Atualmente, o clube é conhecido a nível nacional pelo projeto, que vem, ao longo dos anos, apresentando resultados expressivos no esporte. Inclusive, o palco do primeiro Foz Internacional Boat Show já sediou também vários eventos ao decorrer do programa, como as regatas alusivas à Marinha e ao aniversário da cidade de Foz, o Campeonato Paranaense de Vela e a Copa Mercosul.
O Projeto Velejar é Preciso ainda se faz relevante em outros âmbitos importantes da vida das crianças, já que acompanha de perto as notas e disciplina dos participantes, assim como promove o acompanhamento socioeconômico dos pequenos, visando garantir segurança física, mental, nutricional e de desenvolvimento pessoal, para além do esporte.
Além disso, ao aprenderem a velejar, as crianças desenvolvem a percepção de fenômenos e atributos da natureza, adquirindo sensibilidade para compreender as correntes e marés, rajadas de vento, suas variações e formação de nuvens. Há vantagens também no desenvolvimento psicomotor, como noções espaciais, reflexo e atenção concentrada, bem como no aspecto físico e disciplinar.
Vale ressaltar que, com o projeto, as crianças chegam a disputar campeonatos de nível estadual, nacional e até internacional — sendo que, em competições fora da cidade, os atletas têm sua despesas custeadas pelos organizadores.
O velejador Andrey Godoy é um deles. Seu início na vela veio graças ao projeto quando ele tinha apenas 9 anos. De lá pra cá, já foram viagens internacionais, títulos sul-americanos e a 5ª colocação no Mundial de Vela. Recentemente, Andrey conquistou o título Brasileiro de Vela na categoria ILCA 6, ao lado de Gabriella Kidd, no Rio de Janeiro, e foi vice-campeão da Copa Brasil de Vela, em Ilhabela.
Foz Internacional Boat Show 2023
O 1º Foz Internacional Boat Show terá quatro dias de exposição no oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
A expectativa é reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos na faixa dos 40 pés — a maioria deles disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Primeiro em água doce do Brasil e, também, primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o Boat Show de Foz é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.
O Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).
Como ser um expositor no Boat Show de Foz
Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2186-1068 e confira os espaços disponíveis.
FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros