Paraná lança linha de crédito para fortalecer turismo náutico e pesqueiro da região

Programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica terá linhas de crédito com taxa de juros de 0,65%

25/10/2023
O município de Guaíra (PR) fica às margens do Rio Paraná. Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro do Paraná contarão com um programa para fortalecer esses setores no estado. Com o nome de Fomento Turismo, Pesca e Náutica, a linha de crédito foi anunciada no último sábado (21), em Guaíra, no noroeste paranaense.

O lançamento aconteceu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

 

O novo programa, desenvolvido pela Fomento Paraná, em parceria com a Superintendência de Pesca e Bacias idrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo (Setu) e Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap), vai utilizar recursos da nova linha do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Iate Clube Lago de Itaipu sediará o Foz Internacional Boat Show, em novembro. Foto: Instagram @iclifoz / Divulgação

A linha de crédito vai ajudar a financiar barcos para quem atua com turismo, bem como fabricantes de embarcações de alumínio, de acordo com Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná. Ele ainda ressaltou que a nova linha de crédito “vai para toda a cadeia produtiva da pesca, para quem quer comprar seu barco a juros subsidiados para trabalhar.”

Saiba como funciona o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica

O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica é composto por duas linhas de crédito distintas, com taxa de juros de 0,65% ao mês (referência de outubro de 2023).

 

A primeira tem crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência). É destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca.

Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos e capital de giro para a atividade.

 

A segunda linha conta com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e dispõe de créditos de até R$ 500 mil para investimentos fixos e aquisição de bens, incluindo embarcações e capital de giro puro ou associado.


Podem ser atendidas empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná e com atividade cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, como hotéis e pousadas do turismo náutico, marinas, estaleiros, entre outras.

 

Os prazos variam conforme o tipo de investimento, podendo ser de até 72 meses para capital de giro puro ou até 120 meses para projetos que envolvem investimento fixo, podendo incluir no prazo total até 18 meses de carência.

Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Potencial hídrico da região impulsionou o programa

Segundo o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, com o grande potencial hídrico do Paraná, que tem grandes rios — como Iguaçu, Piquiri e Ivaí — , é possível incrementar o turismo a partir da nova linha de crédito da instituição.

 

De acordo com a Fepap, até o momento, em 2023, foram promovidos 48 eventos de pesca esportiva no Paraná, todos federados e cumprindo as exigências legais de liberação para realização, com regulamento oficial.

 

Em breve, o estado também vai sediar o 1º Foz Internacional Boat Show, em Foz do Iguaçu (a cerca de 200 km de Guaíra). O salão náutico, marcado para os dias 23 a 26 de novembro, vai reunir barcos de grandes marcas e cerca de 15 mil visitantes nas águas do imenso Lago de Itaipu.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória