Paraná lança linha de crédito para fortalecer turismo náutico e pesqueiro da região

Programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica terá linhas de crédito com taxa de juros de 0,65%

25/10/2023
O município de Guaíra (PR) fica às margens do Rio Paraná. Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro do Paraná contarão com um programa para fortalecer esses setores no estado. Com o nome de Fomento Turismo, Pesca e Náutica, a linha de crédito foi anunciada no último sábado (21), em Guaíra, no noroeste paranaense.

O lançamento aconteceu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

 

O novo programa, desenvolvido pela Fomento Paraná, em parceria com a Superintendência de Pesca e Bacias idrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo (Setu) e Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap), vai utilizar recursos da nova linha do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Iate Clube Lago de Itaipu sediará o Foz Internacional Boat Show, em novembro. Foto: Instagram @iclifoz / Divulgação

A linha de crédito vai ajudar a financiar barcos para quem atua com turismo, bem como fabricantes de embarcações de alumínio, de acordo com Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná. Ele ainda ressaltou que a nova linha de crédito “vai para toda a cadeia produtiva da pesca, para quem quer comprar seu barco a juros subsidiados para trabalhar.”

Saiba como funciona o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica

O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica é composto por duas linhas de crédito distintas, com taxa de juros de 0,65% ao mês (referência de outubro de 2023).

 

A primeira tem crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência). É destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca.

Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos e capital de giro para a atividade.

 

A segunda linha conta com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e dispõe de créditos de até R$ 500 mil para investimentos fixos e aquisição de bens, incluindo embarcações e capital de giro puro ou associado.


Podem ser atendidas empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná e com atividade cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, como hotéis e pousadas do turismo náutico, marinas, estaleiros, entre outras.

 

Os prazos variam conforme o tipo de investimento, podendo ser de até 72 meses para capital de giro puro ou até 120 meses para projetos que envolvem investimento fixo, podendo incluir no prazo total até 18 meses de carência.

Foto: Gilson Abreu/AEN / Divulgação

Potencial hídrico da região impulsionou o programa

Segundo o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, com o grande potencial hídrico do Paraná, que tem grandes rios — como Iguaçu, Piquiri e Ivaí — , é possível incrementar o turismo a partir da nova linha de crédito da instituição.

 

De acordo com a Fepap, até o momento, em 2023, foram promovidos 48 eventos de pesca esportiva no Paraná, todos federados e cumprindo as exigências legais de liberação para realização, com regulamento oficial.

 

Em breve, o estado também vai sediar o 1º Foz Internacional Boat Show, em Foz do Iguaçu (a cerca de 200 km de Guaíra). O salão náutico, marcado para os dias 23 a 26 de novembro, vai reunir barcos de grandes marcas e cerca de 15 mil visitantes nas águas do imenso Lago de Itaipu.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis

    Lancha resistente a fuzil é o novo reforço da Polícia Militar do Paraná; conheça o barco

    Embarcação militar Aruanã 29-CM-P atuará junto à Patrulha Costeira no combate à criminalidade e segurança de 39 comunidades

    Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário

    Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda