Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

Embarcação militar de 71,6 metros é oriunda do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, selado entre Brasil e França

29/02/2024
Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Depois de muita espera, está chegando o dia do submarino Tonelero conhecer os mares pela primeira vez. A embarcação, que é a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42), será lançada oficialmente em 27 de março, durante cerimônia militar.

O evento de lançamento será realizado no Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A data foi divulgada pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen — que também foi diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha do Brasil.

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

O submarino Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso, fruto de um acordo estratégico selado entre Brasil e França em 2008, que tem como objetivo transferir tecnologia para a fabricação de embarcações militares.

 

A primeira seção do Tonelero foi entregue em janeiro de 2017, pela Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep). Em outubro de 2020, a Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a transferência da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UEFM) para o Estaleiro de Construção (ESC).

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Assim, a transferência da segunda seção marcou a fase de preparação final do terceiro submarino convencional do PROSUB. Vale ressaltar que a cerimônia de integração do S-BR3 aconteceu junto do lançamento ao mar da S-BR2, realizado no final de 2020, no Complexo Naval de Itaguaí.

Conheça o submarino Tonelero

O “batismo” do Tonelero vai marcar o início do processo de testes para o futuro comissionamento (fase que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais) de mais um submarino da Classe Riachuelo.

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Baseado no projeto Scorpène, da gigante francesa Naval Group e construído pela ICN, a embarcação militar conta com 71,6 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1.870 toneladas — o equivalente a 234 carros populares.

 

Assim, o submarino Tonelero será o segundo a carregar este nome na Marinha do Brasil, em homenagem às Fortificações do Passo do Tonelero, à margem direito do rio Paraná. O local foi conquistado em batalha pela esquadra do Império do Brasil na Guerra do Prata.

Origens do submarino Tonelero

O primeiro Tonelero, segundo da Classe Humaitá e chamado de S 21, tem origem britânica e foi construído pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness Lancashire, na Inglaterra. Lançado ao mar em 22 de novembro de 1972, ele foi incorporado à Armada Brasileira em 1977.

Foto: Tonelero e quatro IKL-209-1400, saindo para exercício/ Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM)/ Divulgação

Após 24 anos de serviço ativo, o famoso submarino Tonelero sofreu baixa em 2001. Durante mais de duas décadas, ele atingiu 168.368 milhas (cerca de 270 mil quilômetros), sendo 1.286 dias de mar e 18.468 horas de imersão na água. Além disso, lançou 154 torpedos durante sua atividade na Marinha do Brasil.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Atleta da Marinha oriunda de projeto social garante vaga nas Olimpíadas de Paris

    Terceiro-Sargento Laura Amaro representará o Brasil no Levantamento de Peso

    Calor fez nível do oceano aumentar mais no Brasil do que no resto do mundo

    Segundo relatório da OMM, 2023 ficou marcado pelo recorde de temperatura e pela maior elevação dos mares já registrada

    Quase 200 metros! Estaleiro holandês está construindo o veleiro mais alto do mundo

    Embarcação da Royal Huisman mede quatro vezes mais que o Cristo Redentor, mas ainda não tem data para estrear

    Conheça a “arraia de metal” gigante testada pelos EUA para missões navais

    Espécie de drone subaquático com a forma do animal marinho completou seu primeiro teste no mar

    Cercado por água e floresta, resort flutuante na Tailândia só é acessado de barco

    Composto por 32 cabanas, espaço oferece atrações que vão de canoagem a safári e conta com restaurante em jangada