Barco elétrico feito por ex-engenheiros da SpaceX permite criar ondas para esportes aquáticos

Empresa que conta com Will Smith e Kevin Durant como investidores quer popularizar as embarcações EV

05/03/2024
Foto: Arc/ Divulgação

Entusiastas de wake agora têm uma opção de embarcação sustentável para ajudar a criar marolas para a prática do esporte. O Arc Sport é um barco elétrico desenvolvido por ex-engenheiros da SpaceX e que já está à venda.

A startup Arc Boat Company afirma estar preparada para a produção contínua do novo modelo, que foi lançado no mês passado — embora tenha produzido menos de 24 embarcações até o momento. Além disso, o Arc Sport é o segundo modelo de barco elétrico da marca em apenas três anos.

Foto: Arc/ Divulgação

Parte da edição limitada chamada Arc One, o barco elétrico de wake mede 23 pés (cerca de 7 metros de comprimento) e pode transportar até 15 pessoas por vez. Ele também não decepciona no quesito velocidade, já que atinge a máxima de 40 mph (64 km/h).

 

O barco elétrico de wake possui uma grande bateria com energia suficiente para durar de quatro a seis horas — segundo a fabricante. É equipado com propulsores dianteiros e traseiros, e conta com motor silencioso, torre de hardtop retrátil automática e sistema de som controlado por tela.

 

Na parte tecnológica, o painel do leme conta com um display digital que exibe informações fundamentais do barco e da navegação. Também tem o sistema de touchscreen com partida por botão de toque e possibilidade de atualizações via software.

Foto: Arc/ Divulgação

E óbvio, não podemos esquecer do principal. O barco elétrico de wake cria ondas por causa do seu lastro de água computadorizado, que permite o ajuste das marolas — ideal para esportes aquáticos — que gera a ondulação no mar. Por fim, o Arc Sport ainda tem um potente motor de 570 cavalos.

Aposta alta

Com estrelas da NBA entre um dos investidores (Kevin Durant e Klay Thompson) e o ator Will Smith, a Arc Boat Company fez uma imersão no mercado de barcos elétricos. O co-fundador e CEO da Arc, Mitch Lee, disse que passou sua juventude praticando esqui aquático, kneeboard e wakeboard.

Foto: Arc/ Divulgação

No entanto, o cheiro de diesel queimado nas marinas e o escoamento dos motores o incomodava. Por isso, queria fazer algo para reduzir os efeitos negativos desses esportes e tornar a prática uma “melhor experiência de navegação”.

 

Viver essa experiência, é claro, tem seu preço. As reservas do barco elétrico de wake já estão abertas no site da marca, com preço inicial fixado em US$ 258 mil (cerca de R$ 1,3 milhão, em conversão realizada em março de 2024).

Foto: Arc/ Divulgação

Por outro lado, a marca explica que, diferentemente dos barcos de esqui tradicionais, o modelo não precisa de reparos frequentes, por ter menos peças móveis do que embarcações movidas por gasolina. Outras vantagens apontadas pela Arc são o carregamento fácil e a junção da engenharia aeroespacial e a tecnologia EV (veículo elétrico).

 

A empresa pretende iniciar as entregas do Arc Sports ainda em 2024.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu