Arquiteto cingalês cria projeto de restaurante à beira-mar com formato de tartaruga gigante
Estabelecimento, além de criar conexão com o animal, se conecta com a natureza e com a sustentabilidade
A tartaruga marinha é um dos animais mais simpáticos dos mares, querida por muitos e, infelizmente, ameaçada de extinção. Pensando em prestar uma homenagem à espécie, Thilina Liyanage, um arquiteto do Sri-Lanka, resolveu projetar um restaurante à beira-mar com o formato de uma tartaruga marinha gigante.
Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens
Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Como se não bastasse a ideia ousada, Thilina foi além, e o Restaurante Turtle, como é chamado, não só mistura arte e arquitetura, como também, sustentabilidade. Isso porquê o projeto de restaurante com formato de tartaruga é feito inteiramente de bambu, em formas geométricas meticulosamente calculadas para se assemelharem o máximo possível ao animal.
Idealizado para ser um restaurante à beira-mar, o estabelecimento não poderia deixar de trazer características que se encaixassem perfeitamente com a natureza, como uma união entre o animal e o seu habitat.
Por isso, o restaurante com formato de tartaruga gigante se conecta, através de sua entrada principal, à floresta ao redor da praia, criando uma conexão entre o restaurante e o verde que embeleza o ambiente.
Já nas duas entradas laterais, os visitantes conseguem acessar o local diretamente da areia, criando outra conexão com a natureza e deixando o ambiente ainda mais aconchegante. O casco da tartaruga abriga o salão principal e, por lá, parte da “carapaça” do animal é aberta, funcionando como uma clarabóia que leva luz natural ao interior do estabelecimento.
Os arcos de bambu no interior acabam servindo como uma espécie de “setorização” do restaurante, enquanto nos deques laterais, os visitantes têm uma experiência ao ar livre, onde é possível curtir a brisa do mar.
O ambiente ganha um toque de aconchego ao fim do dia, quando a famosa “golden hour” banha o salão e luzes embutidas no chão deixam o ambiente ainda mais acolhedor.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novas embarcações de estaleiros consagrados do setor atracam no salão que acontece de 19 a 24 de setembro
Espaço dedicado a resgatar a história de um dos passatempos preferidos dos amantes da náutica deixará em exposição cinco modelos de diferentes décadas
Realizada pela NSC, a 29ª edição consagrou o estaleiro como a marca mais conhecida pelos catarinenses no setor náutico
Transmissões diárias começam às 19h e mostram novidades, destaques e bastidores do maior evento náutico da América Latina
Estabilidade, cascos cortadores de ondas, ótimo espaço no cockpit e versatilidade são os pontos fortes do catamarã; conheça