Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

Conhecido como tubarão-mako, animal pode atingir até 70 km/h e foi flagrado próximo à Ilhabela

12/07/2024
Foto: Instagram @rafa.mesquita/Reprodução

Mais um registro emocionante para quem gosta da vida marinha — ainda mais em águas brasileiras. Na última semana, foi flagrado pelo fotógrafo Rafael Mesquita, no litoral norte de São Paulo, um tubarão-mako de barbatana curta (Isurus oxyrunchus), considerado o mais rápido do oceano.

Também conhecido como anequim, o tubarão-mako é capaz de nadar a uma impressionante velocidade de até 70km/h, segundo especialistas. A espécie se encontra ameaçada de extinção, mas não é a primeira vez que aparece em São Paulo — e poucas vezes foi filmada com tantos detalhes. Confira, abaixo, as imagens de Rafael:

 

 

De acordo com o fotógrafo da fauna marinha, esse tubarão é considerado pelágico — ou seja, vive em região de águas abertas, longe da costa e do fundo do mar –, mas pode se aproximar da costa, como é possível ver nos registros. Até o momento, o vídeo alcançou mais de 129 mil visualizações.

Muito bom ver esse animal adulto e saudável nas águas de Ilhabela– Rafael Mesquita

Uma esperança ao declínio

O título de tubarão mais rápido dos oceanos não é em vão. Afinal, o animal é capaz de atingir até 70 km/h embaixo d’água — mais do que um leopardo em sua velocidade máxima. Tal agilidade ajuda nas migrações dessas espécies, vistos que elas podem percorrer mais de 15 mil quilômetros em um ano.

O tubarão-mako pode atingir até quatro metros de comprimento e é conhecido por se tornar agressivo perto de peixes fisgados, segundo estudos. Embora haja registros, os ataques não provocados a mergulhadores costumam ser raros, já que esse animal geralmente é encontrado bem longe da costa.


De acordo com a lista vermelha de espécies ameaçadas da International Union for Conservation of Nature — IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), o tubarão mais rápido dos oceanos se encontra ameaçado de extinção e sua população está decrescente.

Como Rafael Mesquita descreveu em seu post, a pesca predatória e a degradação do ambiente marinho são algumas das principais causas para o declínio da população dessa espécie. Além do animal ser vítima de pescas acidentais, sua carne, barbatana e pele são muito valorizadas e comercializadas internacionalmente.

Porque este tubarão é tão rápido?

O fato do tubarão-mako ser tão rápido tanto em pequenas arrancadas, quanto em grandes distâncias se dá por quatro pontos preponderantes: padrão de nado, recuperação muscular, retenção de calor e a anatomia do animal.

Fugindo da maioria dos tubarões, o mako não utiliza o padrão de nado convencional, já que seus potentes golpes com a cauda o empurram para frente com mais eficiência. A recuperação muscular desta espécie é especializada para obter oxigênio rapidamente — duas vezes mais rápido do que um tubarão azul!

 

Por estar sempre quente, os órgãos do tubarão entregam uma melhor performance e a forma cônica do focinho permite que ele “perfure” a água. Além disso, a cauda em forma de lua enfrenta menos resistência nos mares.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!