Pioneirismo no mar: balsa da Wasaline se torna a primeira neutra em carbono do Báltico
Acordo sobre uso de biogás resultou no primeiro corredor de transporte marítimo 100% sustentável na região


A Wasaline acaba de fazer história na navegação verde. A companhia de transporte marítimo sueco-finlandesa se tornou a primeira a operar com neutralidade de carbono no Mar Báltico — anos antes da meta original, que buscava o marco até 2030. O feito foi alcançado com o barco Aurora Botnia, uma balsa híbrida que agora se torna a pioneira no embarque ecológico de cargas e passageiros na região.
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Essa conquista foi resultado de uma parceria estratégica entre a Wasaline, a Gasum (fornecedora de gás e especialista em energia ecológica) e a Stena Line (especializada em operações de ferries), divulgada em 11 de agosto.


Com a Gasum, a Wasaline assinou um contrato de biogás. Já com a Stena Line, foi firmado um acordo de pooling de emissões, o que permite que a Aurora Botnia utilize apenas biocombustíveis e, assim, opere sem emissões de carbono.
Primeiro corredor marítimo verde do Mar Báltico
Com a mudança, a rota Vaasa (Finlândia) – Umeå (Suécia) se estabelece como o primeiro corredor marítimo internacional em operação a funcionar totalmente com energia limpa, segundo a Wasaline.
Para o diretor geral Peter Ståhlberg, a colaboração reflete a preferência da Wasaline em focar nas possibilidades de reduzir sua pegada de carbono. “Encaramos as novas regras como uma oportunidade para o nosso tráfego”, complementou.


Essa abordagem inovadora se estende à tecnologia do próprio navio. Isso porque a Aurora Botnia já é equipada com baterias e motores bicombustíveis, mas a capacidade energética será ampliada de 10,4 MWh para 12,6 MWh em janeiro de 2026.
Com essa melhoria, a Wasaline afirma que a embarcação híbrida se tornará o navio do tipo RO-PAX (que transporta passageiros e cargas ao mesmo tempo) com a maior capacidade de bateria do mundo.


O acordo permite que a Wasaline ofereça um serviço de transporte totalmente sustentável, sem adicionar custos extras para os clientes. Assim, passageiros e cargas que viajam com a companhia já são neutros em carbono, consolidando a empresa como pioneira no futuro da navegação sustentável.
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