Teste Schaefer V33 Sport Fish: uma lancha para pescar com classe
Modelo oferece recursos de sobra para encarar pescarias até 20 milhas distantes da costa — e com ótimo desempenho


Cada novo lançamento da Schaefer Yachts é aguardado com ansiedade pelos fãs da marca. E o estaleiro catarinense — um dos maiores fabricantes nacionais e que está se transformando em marca global, com forte presença nos Estados Unidos — nunca decepcionou seus quase quatro mil clientes. Com a Schaefer V33 Sport Fish, não seria diferente.
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Desde que foi apresentada no São Paulo Boat Show 2020 e, na sequência, no salão náutico de Fort Lauderdale, em 2021, a Schaefer V33 (até então, apenas na versão passeio) caiu nas graças dos consumidores tanto no Brasil quanto — e sobretudo — nos EUA, onde vende bastante. NÁUTICA já testou esse modelo. Veja:
Concebida por Marcinho Schaefer, filho do comandante do estaleiro, a Schaefer V33 chamou atenção por lembrar uma embarcação de pesca, com seu console central. Porém, trata-se de uma walk around esportiva refinada, feita para paladares mais apurados — assim como a V44, segunda integrante da família e que também já passou por um teste NÁUTICA:
O sucesso do modelo original de 33 pés (na verdade, 33,9 pés, já que tem 10,33 metros de comprimento) motivou o estaleiro a criar uma versão dedicada aos amantes da pesca: a Schaefer V33 Sport Fish, igualmente com comando central, cockpit desimpedido, praça de popa gigante, proa aberta e uma pequena cabine ao mesmo tempo, além do casco marinheiro estável e cortador de ondas, com quase 20° de V na popa.


A diferença entre elas, como há de se supor, está no estilo de acabamento e no pacote de equipamentos. A versão Sport Fish — lançada no segundo semestre de 2024 — é mais clean e, como não poderia ser diferente, vem equipada com vários itens imprescindíveis para quem gosta de pescar: de viveiros para iscas vivas a duas dezenas de porta-varas, passando por muitos atributos pesqueiros.
Se mesmo na versão original a V33 já podia ser usada em pescarias mais leves, agora, na versão Sport Fish, a lancha oferece aos aficionados pelo esporte uma experiência ainda mais pura — e faz isso sem perder a característica de barco multiuso.


Isso porque a lancha preserva recursos de sobra para os passeios com a família (como um solário na proa e dois bancos retráteis na popa) e pode ser usada para mergulhos, principalmente pela área de quase 5 metros quadrados no cockpit.
Para ver se a nova proa aberta do estaleiro atende mesmo ao que se espera de um barco de pesca desse nível, levamos a Schaefer V33 Sport Fish para as águas da baía norte de Florianópolis, em um dia de vento nordeste com rajadas de 13 a 14 nós. Estava equipada com dois motores de popa Mercury V8 de 300 hp cada — por sinal, um bom conjunto mecânico para esse casco.


Antes de revelar como essa center console navega, vamos apresentá-la em todos os detalhes.
Schaefer V33 Sport Fish: pensada para a pesca e o lazer
Por fora, a característica mais marcante da Schaefer V33 Sport Fish é a simplicidade das linhas, que são retas, com ângulos quase vivos, no lugar das tradicionais curvas suaves dos cascos que estamos acostumados a ver.


O acesso ao barco é feito por duas portinholas, uma em cada bordo, entre a plataforma de popa e o convés. A praça de popa tem 2,72 metros por 1,75 metro, ou 4,85 metros quadrados, espaço mais que apropriado para a briga com os peixes.


Atrás do posto de comando central há um móvel com amortecedores robustos de aço inox no tampo (do tipo gourmet, mas sem churrasqueira). Tem pia, armários e lixeira, mas faltam uma tábua para o corte de iscas vivas e um gaveteiro para guardar as iscas artificiais, já que a proposta é entregar tudo que uma lancha de pesca exige.


A ré, entre a plataforma e a praça de popa, fica um móvel com duas caixas de iscas vivas, equipadas com aerador e circulador de ar, que refrescam o ambiente e preservam as iscas.
Entre esse móvel e a plataforma, a circulação é de 360°, apesar da motorização de popa. Isso é muito bom se a briga com um peixe fisgado vier para a extremidade da popa.


Sob o piso do convés, ficam duas caixas de peixe — uma de tamanho médio e outra, gigante. O interessante é que elas drenam diretamente para fora do barco através de outra caixa com bomba de transferência, evitando que água com sangue de peixe vá para o porão, uma grande vantagem para manter o ambiente limpo e sem odores.
A abertura da tampa de acesso a elas é feita por um mecanismo de acionamento elétrico. Tudo muito fácil e rápido.


Na plataforma de popa há uma escada de acesso ao mar de quatro degraus, com apoio para as mãos, e uma barra de aço inox (do tipo santo-antônio) para puxar esqui e wakeboard.
Na proa, a caixa de âncora tem uma divisória que permite o armazenamento das defensas ao lado do nicho do ferro. Profundo, esse paiol permite que a corrente desça livremente, sem travar o guincho de âncora e o braço móvel de lançamento do ferro, facilitando o processo da ancoragem.


Por sua vez, o solário na proa da Schaefer V33 Sport Fish, para duas pessoas, tem encostos reclináveis e braços com porta-copos ao lado, reforçando o perfil multiuso do barco.


Funcionalidade e segurança a bordo da Schaefer V33 Sport Fish
O convés da Schaefer V33 Sport Fish tem amuradas com 0,60 metro de altura em média, acolchoadas, o que é fundamental para o pescador circular pela lancha sem ralar a parte de cima das pernas na hora da briga com os peixes.
Além disso, nos dois bordos da grande área do cockpit, o projetista instalou encaixes para os pés junto ao piso, importante para o pescador não desequilibrar e cair no mar na hora de retirar o peixe da água.




A planta do convés, simples e organizada, facilita muito a movimentação a bordo. Sem contar que não há degraus ao longo de todo o espaço: o piso (de EVA ou teca, de acordo com o gosto e o bolso do cliente) é todo nivelado, de proa à popa, formato importante para evitar quedas e tropeços.


Na parte interna da amurada, distribuem-se diversos paióis, alguns para guardar pertences pessoais — como croques (hastes metálicas com um gancho na ponta) — , outros específicos para bicheiros e demais utensílios para pesca. E tudo fica no lugar, firme, travado por elásticos. Por sua vez, os grandes cunhos, retráteis, não atrapalham o vai-e-vem das linhas de pesca.


Vale destacar a qualidade da construção, essencial para um barco que vai longe. A Schaefer V33 Sport Fish foi homologada para pesca costeira, podendo sair até 20 milhas da orla, o que exige um casco muito bom de mar e muita robustez (leia-se: resistência às condições mais severas) para não sofrer trincas nem rompimentos, o que seria trágico.


Também vital para a segurança, o cockpit foi projetado para evitar que a água se acumule na sua área interna. Se uma onda inundar o convés, a água vai embora rapidamente pelas portinholas que se abrem nos dois bordos. Esse arranjo é excelente para aumentar a segurança quando se navega com mar agitado e com ventos acima dos 16 nós (30 km/h).
No posto de comando, o painel de instrumentos tem espaço para dois eletrônicos de 12 polegadas cada (um bom tamanho). Para uma lancha de pesca, isso é mais importante do que para um barco de passeio, já que o pescador precisa de sonda, radar, GPS e etc.


Outros detalhes importantes para o piloto: a bússola está bem centralizada em relação a ele; e os manetes, os botões de acionamento dos dispositivos elétricos, como luzes, e o volante estão posicionados adequadamente, assim como os flapes — que não foram usados neste teste, devido ao bom equilíbrio do conjunto casco-motores e ao estado do mar, com ondas não muito altas.


Somado a isso, o painel escuro facilita a navegação — por não produzir reflexos do sol no para-brisa — , a posição de pilotagem é boa, e o para-brisa dispõe de limpador completo, com braço de aço inox. Para complementar, não faltam para os tripulantes aqueles itens de conforto mais modernos, como porta-celular, entrada USB e tomada de 12 volts.


Versatilidade, conforto e inovação a bordo da Schaefer V33 Sport Fish
A V33 Spot Fish possui, opcionalmente, o sistema Skyhook, recurso da Mercury Marine integrado ao joystick. Com ele, é possível “ancorar” o barco sem o uso da âncora, travar a proa, definir e manter a posição e o rumo do barco, usando os motores. E ainda pode vir com bow thruster, propulsor lateral de manobra de proa, item opcional que ajuda nas fainas de atracação.


Na unidade que testamos, o teto da capota T-Top retrátil (item opcional) permite que o pé-direito de 1,94 metro na área de comando possa ser reduzido (baixado, por mecanismo elétrico) em cerca de 20 centímetros, especificidade importante na hora de passar embaixo de uma ponte, por exemplo.
No barco avaliado (de teste do estaleiro), faltaram pontos de ligação para as carretilhas elétricas, dispositivos extremamente úteis para quem pratica pescaria em águas profundas. Em uma lancha como essa, deveria haver pelo menos um ponto de conexão, positivo e negativo 12 V, em cada bordo.
Além disso, as tampas dos dois viveiros para iscas vivas não são translúcidas, como seria desejado, e a pintura das partes verticais poderia ter sido azul, mais próximo do natural. Em compensação, os dois viveiros são isolados termicamente.
Mas, com um convés limpo e desimpedido, como conciliar a pesca com a navegação de lazer? A família fica confinada no solário na proa? Nada disso!


O pulo do gato para acomodar os convidados por todo o convés está em dois sofás, rebatíveis, que ficam completamente camuflados na praça de popa: um, embaixo do “móvel gourmet”, atrás do posto de comando; o outro, sob as caixas de iscas vivas. Na hora do lazer, basta puxá-los lá debaixo, como se faz com os sofás-camas. A ideia é que sejam funcionais, oferecendo à praça de popa um toque versátil.


Apesar de privilegiar as áreas externas, a Schaefer V33 Sport Fish tem uma pequena cabine, com 1,86 metro de altura, com pernoite para duas pessoas em um sofá que se converte em uma cama trapezoidal, com 1,90 metro na parte maior e 1,70 metro na mais estreita. O acesso à cabine é feito por uma porta deslizante a bombordo do posto de pilotagem, com trava de segurança. A escada tem degraus fundos e largos, e ainda conta com o conforto e a segurança de um pega-mão.


Ainda na cabine, a bombordo, há uma bancada com pia, gavetas e armários. O espaço não chega a ser uma cozinha, embora possibilite a instalação de uma geladeira de 12 volts. O banheiro, a boreste, conta com vaso elétrico, ducha, pia, espelho, porta-toalha, armário, vigia com ventilação e luz de LED.




Por exigência da lei norte-americana, a cabine da V33 Sport Fish (projetada para ser um modelo global) conta com detector de monóxido de carbono (CO) — gás incolor, inodoro e, dependendo da dose, mortal, pois impede o sangue de absorver oxigênio — e outros recursos de segurança e certificações, especialmente da NMMA, órgão regulador da segurança em embarcações nos Estados Unidos. Por sua vez, os cabos elétricos são todos da Ocean Brazil, com certificação internacional UL e feitos para uso marítimo.
Navegação da Schaefer V33 Sport Fish
Navegamos com a Schaefer V33 Sport Fish pela baía norte de Florianópolis. A bordo, três pessoas, 450 litros de combustível nos tanques (que têm capacidade de 700 litros) e tanque de água quase cheio (cerca de 120 litros, 30 litros abaixo do volume máximo). Equipada com dois motores de popa Mercury V8 de 300 hp cada, a lancha foi de 0 a 20 nós em 8 segundos, tempo coerente para um barco que, vazio, pesa quase 5 toneladas.


Acelerando fundo, com os motores a 5.800 rpm, a Schaefer V33 Sport Fish chegou confortavelmente a 42,7 nós (79 km/h) de velocidade final, com o consumo total de 196 litros de gasolina por hora, valor compatível com os 600 cavalos na popa. A todo momento, o barco respondeu bem aos comandos, manteve-se estável e seco, mesmo com mar um pouco mais agitado e com ventos Força 4 na escala Beaufort.


No entanto, o que realmente chamou atenção nesse teste foi a velocidade de cruzeiro ideal (ou econômica) de 30,3 nós, a 4.500 rpm, com consumo de 101 litros por hora. Isso significa que é possível navegar rápido sem gastar muito combustível, em função da potência da motorização.
A autonomia, nesse regime, chega a 189 milhas (350 quilômetros), e pode ser avaliada como boa, desde que, é claro, os pontos de pesca não estejam muito distantes da costa.
Saiba tudo sobre a Schaefer V33 Sport Fish
Pontos altos
- Convés sem degraus e autodrenante;
- Painel de instrumentos muito espaçoso;
- Ampla praça de popa.
Pontos baixos
- Falta tábua para cortar iscas naturais;
- Faltam pontos para conectar carretilhas elétricas;
- Faltam caixas para guardar iscas artificiais.
Características técnicas
- Comprimento máximo: 10,33 metros (33,9 pés);
- Boca: 3,35 metros;
- Calado com propulsão: 0,95 metro;
- Ângulo do V na popa: 18,9 graus;
- Borda-livre na proa: 1,27 metro;
- Borda-livre na popa: 0,97 metro;
- Peso*: 4.950 kg;
- Tanques de combustível: 700 litros;
- Água: 150 litros;
- Pessoas/dia/noite: 10/2;
- Motorização: dois motores de popa Mercury V8 de 300 hp cada.
*Peso aproximado da lancha com dois motores Mercury V8 de 300 hp cada e equipamentos padrão, mas com os tanques vazios e sem ninguém a bordo.


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