Armadilha animal: cena de baleia registrada na Tailândia volta a viralizar nas redes
Vídeo mostra baleia-de-Bryde capturando cardumes inteiros de peixes em estratégia inovadora de caça


Um vídeo gravado há mais de quatro anos no Golfo da Tailândia voltou a chamar atenção nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, uma baleia-de-Bryde (também conhecida como baleia-de-bridge ou Eden’s whale) exibe uma técnica de alimentação onde transforma o próprio corpo em uma armadilha para capturar cardumes inteiros de peixes.
Orcas caçam em duplas para comer mais rápido, revela estudo na Noruega
Trisal?! Foto de tartarugas empilhadas gera dúvidas na internet; Entenda o que pode estar por trás
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O registro foi feito em 2021 pelo filmmaker britânico Bertie Gregory, durante as filmagens do episódio “Oceans”, da série A Perfect Planet, da BBC. O vídeo original — que voltou a viralizar após ser republicado no Instagram — mostra o momento em que a baleia surge na superfície com a boca aberta, imóvel, parecendo um enorme funil vivo.


Essa é uma das estratégias conhecidas como “trap feeding” (ou “caça por armadilha”) no mundo animal. Segundo Gregory, o comportamento pode estar relacionado à poluição e ao despejo de esgoto na região, que teriam tornado o Golfo da Tailândia um ambiente hipóxico — isto é, com pouco oxigênio dissolvido na água.
Nessas condições, os peixes tendem a se concentrar mais próximos da superfície, onde há maior disponibilidade de oxigênio. Aproveitando isso, a baleia fica posicionada com a boca aberta na linha d’água, à espera de que os cardumes sejam sugados naturalmente para dentro. Quando o banquete se acumula na cavidade bucal, ela simplesmente fecha a boca — e fim da caçada.
O que à primeira vista parece preguiça é, na verdade, pura estratégia. No post original, Gregory destacou que foi possível observar pequenos peixes tentando escapar da armadilha — alguns, no pânico, pareceram até a saltar da água direto para a boca da baleia, segundo ele. Assista!
Ainda em 2021, as imagens já haviam chamado atenção. Não à toa, o post feito no início daquele ano ultrapassou 45 milhões de visualizações e soma quase 400 mil curtidas. Agora, com a recente viralização, a cena voltou a encantar a internet — não apenas pela curiosidade do comportamento, mas também pela b49eleza das imagens que revelam, mais uma vez, a engenhosidade da vida marinha.


Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela




