Quem vai destronar o Adrenalina Pura? Inscrições para Refeno 2026 estão abertas
Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, tradicional Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha chega à 37ª edição


Tida como a maior regata oceânica da América Latina, a tradicional Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (ou simplesmente ‘Refeno’) já está com inscrições abertas para sua 37ª edição, marcada para o dia 19 de setembro de 2026.
Campeonato Centro e Sul-Americano de ILCA, com sede em Porto Alegre, começa nesse domingo (22)
SailGP: etapa da Nova Zelândia é marcada por grave acidente e 11º lugar do Brasil
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a regata oceânica reúne velejadores de diversas partes do Brasil e do mundo em direção ao paradisíaco Arquipélago de Fernando de Noronha. Para participar, basta realizar a inscrição pelo site oficial até às 12h de 17 de setembro de 2026.


A Refeno é aberta a velejadores e amantes da vela oceânica, que podem participar com embarcações de diferentes portes e categorias. Este ano, as classes contempladas são: ORC, IRC, VPRS, RGS, MOCRA, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo. As divisões técnicas permitem ampla participação de veleiros de cruzeiro e de alta performance, conforme critérios estabelecidos pela organização.
A largada está prevista para acontecer no emblemático Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o destino, numa travessia reconhecida como uma das maiores confraternizações da vela e um encontro de tradições.
Para saber mais detalhes técnicos, documentação obrigatória, valores da taxa de inscrição e orientação aos comandantes e tripulação, basta acessar o Aviso de Regata (AR), disponível no site oficial do evento.
Uma década de hegemonia
O Adrenalina Pura não sabe o que é perder desde que colocou seu icônico veleiro na Refeno. A embarcação formou uma hegemonia na competição e cruzou o Mirante do Boldró em primeiro lugar em todas as dez participações: 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008 (sob a bandeira da Bahia) e 2023, 2024 e 2025 (representando Pernambuco).


O mesmo veleiro detém os melhores tempos da história da competição, com destaque para o recorde estabelecido em 2007, quando o Adrenalina Pura, comandado por Georg Ehrensperger, completou o trajeto em apenas 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.
Na edição passada, em 2025, o veleiro foi o Fita Azul com o quarto melhor tempo da história da prova: 17 horas, 47 minutos e 46 segundos.
Regata além da vela
Para além do aspecto esportivo, a Refeno também carrega um viés social. O Cabanga Iate Clube de Pernambuco e as embarcações participantes da regata recebem estudantes da rede pública de ensino e jovens neurodivergentes a fim de proporcionar maior inclusão e aproximar novos públicos do universo náutico.


Outro destaque é a ação náutica voltada para estudantes da rede estadual de ensino, que embarcam em veleiros para ter noções básicas de vela. Em parceira com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os jovens realizam uma volta na ilha e vivenciam, na prática, os conceitos de preservação ambiental.
Por fim, todo o circuito da Refeno movimenta também o turismo náutico nordestino. Com expectativa de reunir dezenas de embarcações e centenas de velejadores, a 37ª edição da regata oceânica movimenta a economia da região por meio dos setores de hotelaria, gastronomia, serviços marítimos, transporte e comércio.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, tradicional Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha chega à 37ª edição
Com foco na fauna marinha, a pesquisadora Camila Domit está entre os 12 classificados finais do Whitley Awards 2026
Material chega recheado com três grandes testes de embarcações e uma cobertura completa dos salões náuticos de São Paulo e Salvador
Corporação detalhou à NÁUTICA quantas inspeções, notificações, apreensões e infrações foram registradas nos últimos dois meses
Chamado de Da‑Bach‑Na‑Fahrt, evento que acontece desde 1936 reúne 40 "embarcações" para descer o congelante riacho Kirchenbach com muita adrenalina



