America’s Cup chega a fase decisiva com disputas emocionantes e show grandioso

Equipes Emirates e Brittania disputarão troféu mais tradicional da vela. Modalidade feminina acaba neste domingo (13)

10/10/2024
Foto: Ricardo Pinto/ America's Cup/ Divulgação

Apertem os cintos, pois as grande finais da 37ª edição da America’s Cup estão chegando! Realizada pela primeira vez na cidade de Barcelona, na Espanha, a competição mais antiga de vela do planeta já tem as equipes definidas para a decisão masculina, enquanto a feminina está nas fases finais de qualificação.

Entre os homens, o defensor do título, Emirates Team New Zealand, terá como desafiador ao posto a equipe INEOS Brittania, da Grã-Bretanha. Como venceu a edição passada, realizada em 2021, os kiwis detêm o “cinturão” da vela e já estavam garantidos na final desta edição.

Foto: Ricardo Pinto/ America’s Cup/ Divulgação

A INEOS Britannia, que tem sua tripulação liderada pela lenda da vela Sir Ben Ainslie, venceu a etapa Louis Vuitton Cup, ao derrotar os italianos da Luna Rossa Prada Pirelli por 7 a 4 (relembre o regulamento da America’s Cup).

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Com 13 duelos programados, o campeão será quem quem vencer sete corridas primeiro, faturando o troféu mais tradicional da vela mundial. O primeiro dos confrontos acontecerá neste sábado (12) e, se necessário, irá até o dia 21 deste mês — mas, se algum time fizer sete pontos antes disso, terminará antes.

Hegemonia ou quebra de tabu

A equipe desafiante, INEOS Britannia, já fez história ao se tornar a primeira equipe britânica a conseguir uma vaga na decisão da America’s Cup. Ironicamente, o torneio surgiu justamente na Grã-Bretanha, em 1851.

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Liderados pelo Sir Ben Ainslie — vencedor de quatro medalhas de ouro e uma prata em Olimpíadas — o britânico é uma lenda da vela mundial. O velejador vem empolgado para conquistar o seu segundo título da competição, depois de ter vencido, há 11 anos, com o Oracle Team USA.

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Do outro lado, o velejador britânico enfrentará uma força que caminha a passos largos para uma hegemonia. Atuais bicampeões (2017 e 2021), se o Emirates Team New Zealand levar a melhor, se tornará a primeira equipe a vencer o torneio de vela três vezes seguidas neste século.

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Com quatro títulos na prateleira, a equipe da Emirates não fica para trás no quesito estrelas: o australiano Nathan Outteridge, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 e prata na Rio 2016, soprará o veleiro exuberante dos kiwis rumo ao feito inédito na America’s Cup.

Disputa aberta no feminino

Na primeira Copa Feminina da America’s Cup em 173 anos de história, ainda resta saber alguns  dos times que participarão das semifinais eliminatórias. Chamada de Puig Women’s America’s Cup, a categoria não conta com restrição de idade e inclui mulheres de dez países e terá a disputa final neste domingo (13).

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

No feminino, o temido regulamento é diferente. As doze equipes são separadas em dois grupos: Grupo A (equipes da Louis Vuitton Cup) e Grupo B (times convidados). Chamada de Qualification Series, essa etapa tem oito corridas nas duas chaves.

 

As três melhores equipes de cada grupo avançam para uma Final Series, de quatro corridas, que decide os dois melhores times que se enfrentarão na final, o Final Match Race. No Grupo B, está tudo definido: Swedish Challenge powered by Artemis Technologies, JAJO Team DutchSail e Sail Team BCN avançam à próxima fase.

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Já no Grupo A, nada definido. Embora o Athena Pathway, Luna Rossa Prada Pirelli e Alinghi Red Bull Racing estejam nas cabeças e com classificações encaminhadas, ainda restam três corridas para serem disputadas.

Que comece o show!

E, como todo grande evento, a final da America’s Cup terá uma grande cerimônia de abertura para a primeira corrida da série entre Emirates Team Zealand e INEOS Britannia. Programado para a noite desta quinta-feira (10), o show acontecerá na Playa de Bogatell, em Barcelona.

Foto: Ian Roman/ America’s Cup/ Divulgação

Segundo a organizadora, “um show sem precedentes está planejado com visuais impressionantes apresentando drones, constelações de laser, telas de LED, Avatares e mares de luz”. E, obviamente, muita música ecoará na capital da Catalunha.

Foto: Ricardo Pinto/ America’s Cup/ Divulgação

O show contará com 1.000 drones que voarão sobre o céu da praia de Bogatell durante uma parte de 40 minutos da apresentação — com a temática “Barcelona far al món” (“Farol de Barcelona para o mundo”, em tradução livre do catalão). O elenco artístico terá talentos experientes e estreantes, levando balé, ópera, música pop e muito mais.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Drone registra baleias narvais usando “chifre” para brincar

    O dente comprido do animal, que intriga pesquisadores, chega a 3 metros e possui mais de 10 milhões de terminações nervosas

    Novo superiate Benetti une luxo, socialização e contato com a natureza

    Layout do barco foi elaborado para promover o amplo convívio social, interação e proximidade com as águas

    Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo

    Apesar do suposto otimismo, cientistas ainda preveem desafios climáticos

    Ross Mariner lançará novo barco no Rio Boat Show 2025

    Especialista em embarcações de entrada, estaleiro terá também lancha recém-lançada no salão, de 26/04 a 04/05

    Treinamento das Marinhas do Brasil e da França levou navios e carros anfíbios a Fortaleza

    Porto do Mucuripe recebeu uma das etapas da operação "Jeanne d'Arc", que terminou na última terça-feira (25)