Megaiate festeiro da Europa deixa Londres após pressão de moradores

Gigantesco Oceandiva de 285 pés alegou "questões regulatórias" para sair das águas londrinas

13/02/2024
Foto: Instagram @dlr_blog/ Reprodução

A festa acabou antes mesmo de começar para a Oceandiva. Após forte reação de políticos e moradores de Londres contra a chegada deste megaiate festeiro, a empresa de entretenimento Smart Group anunciou que sua embarcação de 285 pés vai deixar o local por “questões regulatórias”.

Assim, o maior iate de festas da Europa, que custou 25 milhões de libras (R$ 156,6 milhões em conversão realizada em fevereiro de 2024), está cancelado em águas londrinas, onde sediaria eventos noturnos no rio Tamisa. Segundo a empresa, o barco voltará “às águas da União Europeia“.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Inicialmente, a ideia do estaleiro era hospedar casamentos, conferências e exposições de alto nível, com capacidade para até 1.000 pessoas. Entretanto, milhares de londrinos foram contra a chegada deste barco, pois temiam que “poderia atrair comportamento antissocial” e prejudicar o meio-ambiente.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Como era de se imaginar, a Smart Group publicou uma nota em tom de lamentação, definindo o episódio como uma “oportunidade perdida” para a cidade, citando suas “insuficiências infra-estruturais” e reconhecendo que a decisão “pode parecer uma vitória para alguns residentes locais”.

Foto: Oceandiva London/ Divulgação

Outro agravante para este megaiate festeiro ter virado lenda — no sentido literal da palavra — em Londres foi o fato de que, em junho do ano passado, a Oceandiva atingiu uma âncora de uma barcaça não tripulada durante a realização de manobras de teste, próximo de Erith, sudeste de Londres.

Enquanto uns lamentam, outros comemoram

Um vereador local classificou a decisão como uma “grande vitória” e Rachel Bentley, uma das figuras políticas que fizeram campanha contra o megaiate festeiro em Londres, chegou a dizer que “era o barco errado para o rio errado”.

Uma embarcação do tamanho de um campo de futebol é completamente inadequada para um rio urbano estreito– Rachel Bentley

Além disso, a Smart Group retirou um pedido de licenciamento para servir bebidas alcoólicas até altas horas da madrugada na Oceandiva, após quase 1.000 objeções serem apresentadas formalmente por residentes e empresas de Londres ao Conselho de Newham.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Vale ressaltar que o megaiate festeiro da Oceandiva deveria estar operando já no final de 2022, mas só veio a atracar em águas londrinas em maio de 2023. Além disso, ele atracaria na Royal Docks, em Newham, e seu itinerário faria escalas em seis cais de Greenwich, Southwark e Tower Hamlets.

Conheça o megaiate festeiro

Apesar de não operar em Londres, a Oceandiva navega ao redor do mundo. Este megaiate está nas águas de Amsterdã, na Holanda, e em Düsseldorf, na Alemanha. A embarcação oferece desde eventos de networking de caráter corporativo a baladas.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Distribuído por três deques, o megaiate equivale a sete ônibus de dois andares — ou quase o tamanho de um campo de futebol. Além disso, os 86 m de comprimento e 17 m de altura do megaiate festeiro são mais longos que um Boeing 737.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem nada mais de 100 metros sem respirar em lago congelado e quebra dois recordes

    Aos 52 anos, experiente nadador suíço acumula títulos e já deteve outro recorde mundial; confira

    Resorts 'no meio do nada' oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes

    Ultraluxuosos, estabelecimentos cercados por belas águas buscam se diferenciar com passeios extravagantes; conheça 5 deles

    Búzios ganhará Centro de Desenvolvimento da Vela após parceria de ICAB e CBVela

    Parceria inédita prevê treinos das equipes jovem e principal, clínicas, uma escola de vela e projeto social para fomento do esporte na região

    Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

    Conhecido como tubarão-mako, animal que pode atingir até 70 km/h foi flagrado próximo à Ilhabela

    Pinguim aparece em praia de Cabo Frio (RJ), surpreende banhistas e levanta dúvida: é normal?

    Apesar de ter sido visto navegando tranquilamente no mar transparente da região, presença do animal em águas brasileiras levantou questionamentos