Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

Por: Nicole Leslie -
17/04/2025
Um velejador-do-vento (Velella velella) pode medir até 10 cm e é composto por centenas de pequenos organismos que executam funções específicas
Foto: Ryan Hodnett / Creative Commons / Reprodução

Nas últimas semanas, milhares de criaturas marinhas de aparência inusitada começaram a aparecer em grande quantidade nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Conhecidos como velejadores-do-vento, os animais de nome científico Velella velella chamam atenção pela coloração azul vibrante e textura gelatinosa. O fenômeno começou a ser registrado no último dia 30 e tem ganhado a atenção de internautas.

Esses organismos, apesar de aparentes semelhanças com águas-vivas, pertencem a um grupo mais próximo das caravelas-portuguesas (Physalia physalis). Podem medir até 10 cm e, na verdade, cada um não é um animal, mas uma colônia composta por centenas de pequenos organismos que executam funções específicas.

 

Pelas imagens é possível observar uma estrutura em formato de vela em “S” que fica na superfície da água. Ela é usada para que os animais se desloquem com mais facilidade, já que dependem totalmente do vento para se locomoverem. Os tentáculos ficam submersos e servem para capturar pequenas presas.

O aparecimento de criaturas Velella Velella no Hemisfério Norte costuma acontecer entre a primavera e o início do verão
Foto: Sylke Rohrlach / Creative Commons / Reprodução

Como a forma de locomoção depende totalmente dos ventos e correntes marítimas, esses velejadores podem ser facilmente levados até praias a partir de mudanças climáticas, o que resulta em grandes aglomerações dessa criatura nas faixas de areia — como tem ocorrido na Califórnia.

Aparecimento de criaturas Velella velella não são incomuns

Esse fenômeno costuma coincidir com o início da temporada de ressurgência, período marcado por alterações nas correntes e ventos. A chegada dos velejadores-do-vento, inclusive, é vista por especialistas como indicativo de que essas mudanças climáticas estão acontecendo.


O aparecimento dessas criaturas no Hemisfério Norte costuma acontecer entre a primavera e o início do verão. Como não possuem capacidade de movimento próprio, elas ficam nas praias até que a maré as devolva para alto mar ou, eventualmente, elas morram.

 

Mas atenção: apesar da beleza, é importante ter cuidado ao se aproximar desse tipo de animal. Embora a picada seja razoavelmente leve, pode causar irritações, especialmente na região dos olhos ou em peles sensíveis.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!