Até 2050, 10 cidades podem ser “engolidas” pelo mar e duas delas são brasileiras; saiba quais

Estudo que aponta o risco foi divulgado pela ONU e tem dados do PNUD e do CIL

01/12/2023

Os impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes. Recentemente, por exemplo, o Brasil passou por uma onda de calor que fez os termômetros chegarem a marcar 42ºC. Agora, um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, até 2050, 10 cidades podem ser “engolidas” pela água do mar. Na lista, aparecem duas cidades brasileiras: Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O estudo, que teve como base dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Climate Impact Lab (CIL), revelou que a América Latina, o Caribe, o Pacífico e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento estão em estado mais preocupante.

“Até 2050, segundo as projeções, centenas de cidades costeiras altamente populosas estarão expostas a risco de inundação, incluindo terras que abrigam cerca de 5% da população de cidades como Santos, no Brasil” diz um trecho da pesquisa.


O estudo foi divulgado nesta terça (28), pouco antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

Fruto das mudanças climáticas, as inundações devem ser permanentes, causando grande impacto nas regiões costeiras, que geralmente estão associadas a grandes centros sociais e econômicos, o que geraria danos não só de estruturas alagadas, mas também no desenvolvimento humano em todo o mundo, segundo o Pnud.

Centenas de cidades altamente populosas estarão expostas a risco mais elevado de inundação se mantido o atual ritmo de emissões [de gases de efeito estufa– diz o estudo divulgado pela ONU

As 10 cidades ameaçadas de serem engolidas pelo mar

No pior cenário de aquecimento até o fim deste século, o estudo projeta que 5% ou mais das seguintes cidades ficarão permanentemente abaixo do nível do mar:

  • Guayaquil (Equador )
  • Barranquilla (Colômbia )
  • Santos (Brasil)
  • Rio de Janeiro (Brasil)
  • Kingston (Jamaica)
  • Cotonou (Benin)
  • Kolkata (Índia)
  • Perth (Austrália)
  • Newcastle (Austrália)
  • Sydney (Austrália)

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Victory Yachts aposta em experiência de customização em nova loja da WS Náutica em SC

    Recém-inaugurada em Balneário Camboriú, concessionária é a única autorizada a executar o Sistema Modular de Customização do estaleiro, que configura o barco conforme perfil de uso

    Barco inspirado em modelo da Revolução Farroupilha faz passeios gratuitos no Rio Taquari (RS)

    Experiência no Lanchão Seival une história, turismo e educação ambiental. Próximos passeios acontecem em 23, 24, 30 e 31 de maio, em celebração aos 150 anos de Estrela

    Brasil fecha Mundial de Fórmula Kite com dois nomes entre os seis melhores do mundo

    Lucas Fonseca e Bruno Lobo, ambos do Maranhão, ficaram na quarta e sexta colocação respectivamente

    "Total diferença": entenda o que tem chamado atenção nas lanchas Triton Flyer

    Plataformas laterais retráteis ampliam área útil na popa em até 40% e acompanham tendência de embarcações voltadas à convivência a bordo

    Rio de Janeiro segue no calendário do SailGP em nova data em 2027; veja programação completa

    Única etapa sul-americana da disputa ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, durante a reta final da temporada