Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

Conhecido como tubarão-mako, animal pode atingir até 70 km/h e foi flagrado próximo à Ilhabela

12/07/2024
Foto: Instagram @rafa.mesquita/Reprodução

Mais um registro emocionante para quem gosta da vida marinha — ainda mais em águas brasileiras. Na última semana, foi flagrado pelo fotógrafo Rafael Mesquita, no litoral norte de São Paulo, um tubarão-mako de barbatana curta (Isurus oxyrunchus), considerado o mais rápido do oceano.

Também conhecido como anequim, o tubarão-mako é capaz de nadar a uma impressionante velocidade de até 70km/h, segundo especialistas. A espécie se encontra ameaçada de extinção, mas não é a primeira vez que aparece em São Paulo — e poucas vezes foi filmada com tantos detalhes. Confira, abaixo, as imagens de Rafael:

 

 

De acordo com o fotógrafo da fauna marinha, esse tubarão é considerado pelágico — ou seja, vive em região de águas abertas, longe da costa e do fundo do mar –, mas pode se aproximar da costa, como é possível ver nos registros. Até o momento, o vídeo alcançou mais de 129 mil visualizações.

Muito bom ver esse animal adulto e saudável nas águas de Ilhabela– Rafael Mesquita

Uma esperança ao declínio

O título de tubarão mais rápido dos oceanos não é em vão. Afinal, o animal é capaz de atingir até 70 km/h embaixo d’água — mais do que um leopardo em sua velocidade máxima. Tal agilidade ajuda nas migrações dessas espécies, vistos que elas podem percorrer mais de 15 mil quilômetros em um ano.

O tubarão-mako pode atingir até quatro metros de comprimento e é conhecido por se tornar agressivo perto de peixes fisgados, segundo estudos. Embora haja registros, os ataques não provocados a mergulhadores costumam ser raros, já que esse animal geralmente é encontrado bem longe da costa.


De acordo com a lista vermelha de espécies ameaçadas da International Union for Conservation of Nature — IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), o tubarão mais rápido dos oceanos se encontra ameaçado de extinção e sua população está decrescente.

Como Rafael Mesquita descreveu em seu post, a pesca predatória e a degradação do ambiente marinho são algumas das principais causas para o declínio da população dessa espécie. Além do animal ser vítima de pescas acidentais, sua carne, barbatana e pele são muito valorizadas e comercializadas internacionalmente.

Porque este tubarão é tão rápido?

O fato do tubarão-mako ser tão rápido tanto em pequenas arrancadas, quanto em grandes distâncias se dá por quatro pontos preponderantes: padrão de nado, recuperação muscular, retenção de calor e a anatomia do animal.

Fugindo da maioria dos tubarões, o mako não utiliza o padrão de nado convencional, já que seus potentes golpes com a cauda o empurram para frente com mais eficiência. A recuperação muscular desta espécie é especializada para obter oxigênio rapidamente — duas vezes mais rápido do que um tubarão azul!

 

Por estar sempre quente, os órgãos do tubarão entregam uma melhor performance e a forma cônica do focinho permite que ele “perfure” a água. Além disso, a cauda em forma de lua enfrenta menos resistência nos mares.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ameaçadas pela caça ilegal, tartarugas-de-pente ganham suporte de banco de dados genético

    Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie

    Naufrágio de 1941 é encontrado por mergulhadores em Salvador

    Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos

    Sob os comandos de Martine Grael, time brasileiro se prepara para 2ª etapa da SailGP

    Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia

    Turistas são multados por invadir área protegida em Noronha para fazer fotos

    Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento

    Série "A Europa Como Você Nunca Viu" ganha nova temporada no Canal Náutica

    Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses