Restos de barco do século 18 são encontrados por acidente em cidade de Game of Thrones
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, Sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação


Enquanto trabalhava em uma obra de encanamento, o construtor subaquático Ivan Bukelic descobriu uma estrutura de madeira parcialmente soterrada. Para sua surpresa, eram restos de um barco de 200 anos. O achado histórico estava no porto da Cidade Velha de Dubrovnik, na Croácia, conhecida por ser o local de filmagem da série Game of Thrones.
Destroços de barco medieval são achados em antigo mercado de peixes na Espanha
Mais de 8 mil armas: navio naufragado há quase 500 anos entra para o Guiness Book
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Embora informações sobre o barco ainda sejam escassas, como suas medidas e qual o tipo de embarcação, a arqueóloga marinha Irena Radić afirma que o achado tem aproximadamente 225 anos, sendo datado do final do século 18.
Segundo a especialista, a conclusão foi possível após análises de radiocarbono, uma técnica científica usada para determinar a idade de materiais que contém carbono — recurso essencial na arqueologia e oceanografia, por exemplo.


Radić acrescentou que os restos do barco medieval encontrado a 75 centímetros de profundidade estão sendo preservados para análises futuras, que serão lideradas pela cientista. A expectativa é de que a pesquisa continue em parceria com o Ministério da Cultura da Croácia.
Precisamos protegê-los para o futuro– destacou Radić
Bem-vindo a Game of Thrones
As curiosidades que envolvem Dubrovnik vão além do barco medieval. Em Game of Thrones, a cidade foi o palco principal das filmagens da capital dos Sete Reinos, conhecida como Porto Real. Ou seja: grande parte dos cenários icônicos que aparecem na série são, na verdade, pontos turísticos reais.


Além de garantir espaço na série ganhadora de 59 Emmys, a cidade, situada no Mar Adriático, teve importância comercial na Idade Média, servindo, à época, como um porto. Atualmente, o local é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Dubrovnik conta com apenas 2,5 mil habitantes e teve seu turismo impulsionado por Game of Thrones. Inclusive, o local enfrentou desafios pela presença em massa dos turistas nos últimos anos — assim como Sardenha, na Itália — , e precisou, em 2017, impor um limite diário de 4 mil visitantes vindos de cruzeiros.


Antes disso, em dias movimentados, até oito navios ancoravam simultaneamente na cidade. Logo, milhares de turistas desembarcavam de uma vez nas ruas estreitas de Dubrovnik.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipe que buscava sítios culturais mapeou, com sonar, embarcação de 90 pés submersa em Wisconsin
Falta de vento dificultou o trabalho das equipes e gerou cancelamento das regatas nas classes ORC e BRA-RGS nesta terça-feira (22)
Maior salão náutico da América Latina acontece de 18 a 23 de setembro. Leitores de NÁUTICA têm desconto
AUV Orpheus Ocean, dispositivo utilizado na missão, pode alcançar até 11 mil metros do fundo do oceano
Imagens indicaram detalhes sobre tubarões-dorminhocos do Pacífico registrados a 1.629 metros de profundidade