Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima

17/03/2025
Foto: Instagram @gcmambientalgja/ Reprodução

No calor do verão, não há nada melhor do que se refrescar no mar e deixar a vida te levar. O problema é que um bicho-preguiça levou isso ao pé da letra e acabou à deriva no mar do Guarujá, litoral de São Paulo, até ser resgatado por agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA).

O animal foi avistado por duas pessoas que navegavam em uma moto aquática e acionaram os guardas — naquele momento, eles realizavam um patrulhamento de rotina, por volta das 15h. Trata-se de um macho-adulto da espécie preguiça-comum (Bradypus variegatus). O caso aconteceu no início do mês.

 

 

Após o chamado, a embarcação da GDA seguiu para a direção indicada. Alguns minutos depois, a equipe encontrou o animal já afastado da costa, entre as praias do Sangava e Cheira Limão. Totalmente isolado da terra firme, o bicho-preguiça foi resgatado com sucesso pelos agentes.

 

No vídeo, é possível ver que um dos profissionais se debruça no barco e espera o momento certo para pegá-lo. Porém, o bicho-preguiça parecia debilitado, e como não se sabia há quanto tempo ele estava no mar, os guardas o levaram até o Instituto Gremar, que lida com a gestão de fauna, educação ambiental e projetos de pesquisa.

Foto: Instagram @gcmambientalgja/ Reprodução

No instituto, ele foi recebido pela equipe veterinária para reabilitação e solto na natureza, em um remanescente de Mata Atlântica no Forte dos Andradas. Conforme a Gremar informou ao G1, o bicho-preguiça estava bem, sem nenhuma alteração clínica.

Sem preguiça de nadar

Por incrível que pareça, o bicho-preguiça é um exímio nadador! Utilizando seus longos braços para se impulsionar e suas garras para se apoiar em galhos submersos, o animal nada até seis vezes mais rápido do que anda em terra. A espécie alcança até 13 metros por minuto na água, enquanto percorre 2 metros no solo no mesmo período.

Foto: Instagram @gcmambientalgja/ Reprodução

Segundo o biólogo marinho Eric Comin, a maioria dos mamíferos tem por instinto boiar e nadar, então não afundam — como no caso do bicho-preguiça resgatado. Sendo assim, eles podem entrar em rios e mares para evitar os parasitas do corpo. No entanto, não foi informada uma hipótese para o animal em questão ter ficado à deriva tão distante das praias.

 

A versatilidade do preguiça não acaba por aí. De acordo com o biólogo, eles têm a capacidade de diminuir a frequência cardíaca para um terço da taxa normal, além de conseguirem prender a respiração debaixo d’água por 40 minutos. Tais habilidades são cruciais para seu habitat natural, nas florestas tropicais úmidas.

Bicho-preguiça à deriva, avistado pelos guardas. Foto: Instagram @gcmambientalgja/ Reprodução

Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), os preguiça-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus) estão com a população da espécie decrescente, embora a situação seja considerada “pouco preocupante”, conforme a última avaliação realizada em 2012.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas