Boat Show de Foz: público poderá velejar e ver apresentação de atletas mirins

Projeto Velejar é Preciso será umas das atrações no evento que acontece de 23 a 26 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

21/11/2023
Foto: Instagram @pvp.icli / Divulgação

O 1º Foz Internacional Boat Show está vindo com tudo e acaba de receber mais uma atração: o Projeto Velejar é Preciso. Com apresentações de crianças que fazem parte do projeto, as águas do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), no Paraná, estarão ainda mais doces de 23 a 26 de novembro. Essa será também a chance de conhecer, na prática, o esporte que está no coração de quem ama navegar.

O Projeto Velejar é Preciso é um dos grandes destaques do Iate Clube Lago de Itaipu. Aproximadamente 120 crianças, com idades entre 9 e 16 anos, estudantes da rede pública de ensino, participam da iniciativa que oferece apoio técnico, físico e alimentar para a prática da vela, nas classes Optimist e Laser.

Foto: Instagram @pvp.icli / Divulgação

Durante os quatro dias de evento, das 16h às 19h, cerca de 20 alunos realizarão apresentações velejando nas águas doces do lago. O cenário fica ainda mais especial quando se leva em conta que o lago de Itaipu estará recheado de embarcações atracadas. E não para por aí!

Público poderá velejar no Boat Show de Foz

O público do Boat Show de Foz ainda terá a oportunidade incrível de vivenciar a experiência da vela, ao lado de professores do Velejar é Preciso. Com o objetivo de levar a modalidade para mais pessoas, o projeto terá um veleiro Hobie Cat 16 no Iate Clube Lago de Itaipu.

Barco hobie cat 16 vai levar os visitantes do Boat Show de Foz para velejar

Para participar, é importante que o visitante vá preparado com uma roupa de banho. Os coletes de proteção serão fornecidos pela equipe do projeto.

O Projeto Velejar é Preciso

A história do Projeto Velejar é Preciso começa ainda em 1997, quando Foz do Iguaçu recebeu a implementação de uma Base Náutica. A partir daí, a prática da vela tornou-se mais conhecida no local. Pouco depois, em 1999, com o incentivo do poder público municipal, a Base recebeu a implementação do então “Projeto Navegar”, que engajou com crianças carentes, pertencentes à rede pública de ensino.

Foto: Instagram @pvp.icli / Divulgação

Em dezembro de 2012, o ICLI assinou um convênio com a Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), que deu início ao agora Projeto Velejar é Preciso.

 

Atualmente, o clube é conhecido a nível nacional pelo projeto, que vem, ao longo dos anos, apresentando resultados expressivos no esporte. Inclusive, o palco do primeiro Foz Internacional Boat Show já sediou também vários eventos ao decorrer do programa, como as regatas alusivas à Marinha e ao aniversário da cidade de Foz, o Campeonato Paranaense de Vela e a Copa Mercosul.

Foto: Instagram @pvp.icli / Divulgação

O Projeto Velejar é Preciso ainda se faz relevante em outros âmbitos importantes da vida das crianças, já que acompanha de perto as notas e disciplina dos participantes, assim como promove o acompanhamento socioeconômico dos pequenos, visando garantir segurança física, mental, nutricional e de desenvolvimento pessoal, para além do esporte.

 

Além disso, ao aprenderem a velejar, as crianças desenvolvem a percepção de fenômenos e atributos da natureza, adquirindo sensibilidade para compreender as correntes e marés, rajadas de vento, suas variações e formação de nuvens. Há vantagens também no desenvolvimento psicomotor, como noções espaciais, reflexo e atenção concentrada, bem como no aspecto físico e disciplinar.

Foto: Instagram @pvp.icli / Divulgação

Vale ressaltar que, com o projeto, as crianças chegam a disputar campeonatos de nível estadual, nacional e até internacional — sendo que, em competições fora da cidade, os atletas têm sua despesas custeadas pelos organizadores.

Foto: Instagram @andrey_godoy / Divulgação

O velejador Andrey Godoy é um deles. Seu início na vela veio graças ao projeto quando ele tinha apenas 9 anos. De lá pra cá, já foram viagens internacionais, títulos sul-americanos e a 5ª colocação no Mundial de Vela. Recentemente, Andrey conquistou o título Brasileiro de Vela na categoria ILCA 6, ao lado de Gabriella Kidd, no Rio de Janeiro, e foi vice-campeão da Copa Brasil de Vela, em Ilhabela.


Foz Internacional Boat Show 2023

1º Foz Internacional Boat Show terá quatro dias de exposição no oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

 

A expectativa é reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos na faixa dos 40 pés — a maioria deles disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

Foto: ICLI / Divulgação
Charmoso Iate Clube Lago de Itaipu vai sediar a primeira edição do Foz Internacional Boat Show. Foto: ICLI / Divulgação

Primeiro em água doce do Brasil e, também, primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o Boat Show de Foz é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

 

Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

Como ser um expositor no Boat Show de Foz

Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, entre em contato pelo e-mail  [email protected]  ou pelo telefone (11) 2186-1068 e confira os espaços disponíveis.

 

FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória