BR Marinas recebe selo de Empresa Amiga da Mulher
Grupo recebeu a honra do estado do Rio de Janeiro por ações em prol da equidade e do acolhimento feminino


Maior rede de marinas da América Latina, a BR Marinas recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro o selo Empresa Amiga da Mulher – edição 2024/2025. O reconhecimento celebra as iniciativas das companhias que atuam pela construção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e igualitários para mulheres.
Nova Marinas assume controle total da BR Marinas e fortalece atuação no setor náutico
Ingressos para o Rio Boat Show 2025 já estão disponíveis e leitor NÁUTICA tem 30% off
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A atuação do grupo em suas nove unidades foi reconhecida durante cerimônia realizada no fim do mês de março, no Hotel Fairmont, em Copacabana. O selo foi conferido pelas Secretarias da Mulher; Desenvolvimento Econômico; Indústria e Comércio; e Serviços.


Para Gabriela Lobato Marins, CEO da BR Marinas, receber esses selo é um reconhecimento do compromisso diário de “fazer da empresa um ambiente em que todas as pessoas, especialmente as mulheres, possam trabalhar com segurança, respeito e oportunidades reais de crescimento”.
Acreditamos que transformações consistentes começam com escuta ativa e ações concretas de apoio– Gabriela Lobato Marins
De acordo com a BR Marinas, a empresa tem investido em ações voltadas à escuta, proteção e desenvolvimento de suas colaboradoras nas suas nove unidades, espalhadas ao longo do litoral do Rio de Janeiro.


Entre as práticas reconhecidas pelo selo estão a criação de um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), e a realização de rodas de conversa com o RH nas unidades da rede, por meio do programa “RH quer ouvir você” — que serve como apoio direto a colaboradoras em situação de violência doméstica.
Além disso, a BR Marinas também oferta bolsas de estudo para mulheres em busca de qualificação profissional. Por isso, para Karime Pavan, gerente de Recursos Humanos, o selo é um sinal de que a empresa está cumprindo seu papel na integração feminina no trabalho.
É um sinal de que estamos no caminho certo e um lembrete de que cuidar de pessoas é, também, cuidar do futuro que queremos construir– Karime Pavan
Tudo pela igualdade
Nesta edição, 64 empresas foram certificadas, o dobro do número alcançado no ciclo anterior, o que consolidada o Rio de Janeiro como o estado com maior número de organizações reconhecidas no país por ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres.


O edital da certificação “Empresa Amiga da Mulher” estabelece 12 critérios para avaliação, considerando aspectos como a promoção da saúde, integridade física e emocional das trabalhadoras e da garantia de um ambiente digno e seguro.
Na premiação que deu o selo à BR Marinas, acessibilidade e condições adequadas para mulheres com deficiência também foram pontos avaliados.


Durante o processo, as empresas precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência doméstica.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas